O demônio no peito e outros contos terríveis sobre a paralisia do sono

16

Uma condição incomum chamada paralisia do sono vem assustando as pessoas por séculos, e agora um novo estudo resume muitas histórias assustadoras de diferentes culturas que tentam explicar estes episódios, onde uma pessoa acorda e é incapaz de se mover.

As explicações culturais que tentam dar uma luz a essa terrível experiência de acordar e sentir-se paralisado, vão desde abduções alienígenas à estranhos demônios que, sorrateiramente, se sentam no peito das pessoas, isso de acordo com um estudo, publicado pela revista Frontiers in Psychology.

Segundo os pesquisadores do Instituto Junguiano da Bahia (IJBA), juntas, todas essas histórias mostram como um único fenômeno biológico pode ser interpretado de diferentes formas em sociedades distintas.

Brian Sharpless, professor de psicologia clínica na Universidade de Argosy em Washington, DC, diz que a explicação biológica para a paralisia do sono vem de aspectos do sono REM (movimento rápido dos olhos), que ocorre enquanto a pessoa está acordada. A paralisia do sono acontece com mais frequência do que a maioria das pessoas imaginam, e tem mais chances de acontecer quando uma pessoa está acordando do que durante outras etapas do sono.

Durante o sono REM, as pessoas sonham e é nessa etapa que o tronco cerebral paralisa o corpo, inibindo os neurônios motores, assim ocasionando a paralisia.

Mas, normalmente, o sonho e a paralisia ocorrem quando as pessoas estão inconscientes, afirma Sharpless, que também é autor do artigo de 2015 “Paralisia do Sono: Histórico, Psicológico e Perspectivas Medicas”.

  Qual é a sensação de morrer? Veja 10 curiosidades sobre a morte

Para que o individuo experimente a paralisia do sono, é necessário que ele esteja consciente, ou seja, com seus olhos abertos. Isto significa que os chamados “sonhos” são, tecnicamente, alucinações, e elas são tão reais quanto qualquer outra coisa que você vê quando está acordado. Além disso, os “sonhos” podem ser “multissensoriais”, o que significa que uma pessoa pode não só ver coisas, como também ouvir e, em alguns casos, sentir.

A paralisia do sono pelo mundo

Em várias culturas, a paralisia do sono pode ser atribuída a fantasmas ou seres sobrenaturais.
Em várias culturas, a paralisia do sono pode ser atribuída a fantasmas ou seres sobrenaturais.
A sensação de tato é frequentemente muito comentada nas explicações de pessoas que experimentaram paralisia do sono em todo o mundo. Muitas culturas se referem a ela como um peso sobre o peito.

Em certas partes do Brasil, por exemplo, há contos folclóricos de uma criatura com longas unhas que se esconde nos telhados das casas das pessoas durante a noite. A criatura, chamada de “Pisadeira,” entra no quarto e pisa sobre peito dos que dormem.

Em Catalunha, uma região da Espanha, existe a lenda da “Pesanta”, um animal preto, muitas vezes, descrito como um cão ou um gato, que invade as casas das pessoas e se senta em seus peitos enquanto elas estão dormindo, causando pesadelos.

Em Newfoundland, Canadá, existe a lenda do “Old Hag”, que vem e se acomoda sobre a pessoa que está dormindo. Já na região entre o Vietnã e Laos, existe o conto de um espírito que pressiona o peito dos que estão adormecidos e tenta asfixiá-los.

  Pulseira impede que motoristas durmam ao volante

A ideia de alguma coisa pressionando o peito das pessoas também é bastante comum no México para descrever a paralisia do sono. Muitos mexicanos que experimentaram a paralisia do sono, costumam dizer que um corpo morto subiu em cima delas enquanto dormiam.

Algumas culturas dizem que xamãs ou feiticeiros podem lançar feitiços que causam a paralisia do sono. Na cultura Inuit, por exemplo, as pessoas falam de xamãs que podem lançar feitiços quando uma pessoa está dormindo, causando uma experiência chamada “uqumangirniq”, onde uma pessoa é visitada por uma presença sem forma ou sem rosto, deixando-a incapacitada de se mover, falar ou gritar.

Já no folclore japonês, existe a lenta de um feiticeiro que invoca um espírito vingativo para sufocar seus inimigos através de um fenômeno chamado de “Kanashibari”, que significa literalmente “atado ao metal”.

Em várias culturas, a paralisia do sono pode ser atribuída a fantasmas ou seres sobrenaturais.

Durante um estudo feito na década de 1970 com refugiados cambojanos, os pesquisadores descobriram que muitos pacientes se referiam a algo chamado “khmaoch Sangkat” ou “fantasma que o empurra para baixo”. Na Tailândia, um fantasma chamado de “phi am” assombra as pessoas quando elas estão dormindo, deixando-as incapazes de se mover.

Segundo os pesquisadores, o propósito do estudo não é menosprezar as várias e diferentes explicações espirituais para a paralisia do sono, mas sim “enriquecer o conhecimento sobre essas experiências e seus aspectos psicológicos e culturais”, já que em todo o mundo existem pessoas que experimentaram essa paralisia. Em alguns lugares, ela é atribuída a uma especie de pesadelo, já em outras, a algum ser ou criatura sobrenatural.

  DARPA está gastando US$ 65 milhões para unir a mente e as máquinas
Fonte

Discussão16 Comentários

  1. Sofro com isso é não existe um tratamento específico pois geralmente acontece para uma pessoa 2 vezes durante a vida inteira
    Infelizmente já tive muito mais que o normal tive semanas que sofri com 3 paralisia no total umas 12 vez é impossível esqueser está sensação horrível …

    • Já tive isso é de vez enquando ainda tenho, o segredo é não entrar em pânico e relaxar o corpo que os movimentos voltam aos poucos. O pânico acaba causando as alucinações.

    • Eu tenho transtorno noturno, insônia e pesadelos e não consigo voltar, meu esposo tem que me acordar, ou acordo aos gritos não é frequente mais como tenho medo de acontecer tomo remédios, sou totalmente dependente. E penso será que nunca mais vou dormir normalmente????
      Não acredito que a causa seja sobrenatural e sim psicológica, e que varios fatores acarretam a esses distúrbios.

    • Tive essa terrível experiência e no momento me lembrei de clamar o sangue de Jesus mentalmente porque não conseguia mexer nada, e seguiu-se uma grande explosão no quarto, até achei que havia acordado a todos, liberto me levantei e percebi que estavam todos dormindo, graças ao meu Deus, nunca mais tive esse dissabor. Obrigado Senhor Jesus, por todos os benefícios feitos em minha vida.

  2. Tive uma única vez e rezo para q nunca aconteça, no meu caso foi exatamente igual a imagem da vulto em cima do corpo. Eu tentava toca na minha esposa pra acorda-lá mas nem as mão atendiam o movimento e nem a fala. Apenas consegui me mover após esse vulto (alucinógeno ou não) sair se cima do meu corpo, e acordei com muita falta de ar. Terrível

  3. Nossa já passei muito por isso é vou dizendo que se existe sensação pior que aquela estou procurando pois acredito que não há no caso da minha acontece mais um Quando durmo de peito para cima mais quando acontece eu começo a rezar até que ele vai embora e sempre repito ninguém pode mais do que Deus é rapidamente ele sair ,chego até chorar por dormir então novamente nossa e muito triste

  4. eu tive isso também. foi minha primeira experiencia. foi terrível. de repente eu abri os olhos e não conseguia me mexer, nem falar e gritar. depois de um tempo nesse sufoco angustiante eu consegui dormir novamente e no outro dia acordei normalmente. mas nunca esqueci isso. pra minha mente isso foi apenas um pesadelo, mas eu não acredito que realmente aconteceu isso.

  5. Everson Lopes Carneiro

    Quando isso acontece comigo eu procuro me controlar ainda que eu esteja dormindo. Não consigo me mover é nem falar. Então volto meu pensamento a Deus, fração de segundo isso vai embora.

  6. isso chama se pertubação ou possessão demoniaca, esse problema é estritamente espiritual e só se resolve buscando a DEUS em correntes de libertação procure uma universal mais próxima numa sexta feira .

  7. Eu tbm sinto isso frequentemente. Mas no meu caso qndo acontece e como se fosse real. Consigo me mover mas n consigo gritar ou falar. Ja cheguei a ver vultos em cima de mim. Vozes e toques na parte do abdomen que machucam muito. Ja cheguei a ver na minha frente mais minha visao ficou tudo embaralhado. E geralmente qndo acontece e como se eu tivesse conciente e tudo q esta ao meu redor estivessse do mesmo jeito qndo aconteceu o fenomeno. Sensacao orrivel. No meu caso sofro isso a uns 4 anos.

  8. Aconteceu comigo a alguns dias. Estava sem entender até ler essa matéria. Foi exatamente como os mexicanos descreveram. Um peso morto. Eu via o meu quarto e nao conseguia fazer absolutamente nada. Com um peso morto sobre mim. Só meu cérebro funcionando sem entender nada….agonizante,apavorante. Me passando milhões de coisas pela cabeça. Voltei a dormir ,porém me lembro como se fosse hoje. Infelizmente. Espero q nunca mais se repita. Um desespero total.

  9. Isso acontece comigo com freqüência , estou dormindo. Aí acordo. Sem puder mexer e falar e algo em cima de mim ou puxando minhas cobertas. Eu tento falar mexer e chamar. Alguém. Ai acordo gritando , tenho muito medo . Tento ficar acordada para não acontecer novamente muito ruim , morto de medo

  10. Quando eu era pequeno, se recordo bem axo que tive isso, nao me lembrava mais até +ou- ums 2meses atraz me aconteceu era umas 5:30h da manha, me senti totalmente preso estava de peito pro ar, nao conseguia mexer nada foi a sensaçao mais ruim parecia q tinha de verdade alguma coisa que me segurava o corpo tdo nem os braços nem pernas e nem o ar me vinha entao eu clamei O sangue de Jesus tem poder varias vezes a primeira vez disse em penssamento pois a voz nao saia, mas na segundo vez no meo do clamor termineia com voz alta, deus me livre, aquilo passou rapido entao continuei a repetir varias vezes mas baixo um pouco p nao acordar minha mulher e meu filho que dormiam juntos, nesse dia eu tinha me deitado num colxao no xao sozinho, resumindo na hora q isso aconteceu eu fiquei com medo mas depois passou porque sei e tenho fé q deus é mais, entao me lembrei nessa hora que tinha uma vaga lembrança que isso ja tinha me acontecido a muito tempo atraz quando eu era criança (se aontecido, foram 2vezes) sou catolico nao praticante,nao vou muito na igreja, mas tenho fé e acredito em Deus!, e pra mim isso nao é do bem nao e com certeza nao vem de Deus!

  11. bem eu tenho sempre!! nas primeiras vezes eu fiquei muito apavorado!! mas fui vendo que não tem nada a ver com lado espiritual , e sim biológica reparem que sempre acontece depois das 5 da manha e horas que vc esta acordando e seu celebro fica confuso.. seu celebro acorda mas seu corpo não por iço que seu corpo fica paralisado!! agora qdo acontece isso comg eu fico tranquilo e volta rapidamente!! segredo e ficar tranquilo e voltar a sonhar kkk e pelo amor d deus tirem isso da suas cabeças de demonios

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com