O que são aqueles “vermes” no nosso campo de visão? A ciência explica

0

Você, com certeza, já deve ter notado a presença de “vermes” e bolhas transparentes no seu campo de visão, que aparecem e somem sem nem nos avisar. Mas não precisa se preocupar com absolutamente nada, pois esse acontecimento é perfeitamente normal. Entenda mais sobre o assunto abaixo.

Pra início de conversa, esses “vermes” e bolhas são chamados de Moscas Volantes, e diferente do que esse nome indica, não tem relação com parasita  ou doença alguma. Na realidade, se trata de uma espécie de ilusão de ótica que é criada no interior dos nossos globos oculares.

Elas aparecem no momento em que seu corpo destroi pequenas partes dele, como pequenas porções de tecidos, as hemácias sanguíneas e proteínas. E durante essa ação, esses resquícios acabam se depositando na região do vítreo, substância gelatinosa que fica entre a retina e o cristalino.

E como as Moscas Volantes são controladas por esse líquido viscoso, elas irão se mover para qualquer lado em que seus olhos se moverem, afetando seu campo de visão de qualquer forma.

Como muitos de nós já notamos durante a vida, as Moscas Volantes podem ser percebidas com maior facilidade durante nossa leitura ou quando olhamos fixamente para um lugar monocromático, como o céu ou uma parede pintada de uma única cor, por exemplo.

As Moscas Volantes podem nos acompanhar desde o nascimento e afetar desde crianças até idosos. Mas por conta do desconhecimento de muitas pessoas, são uma das principais queixas de pessoas quando procuram um oftamologista, por exemplo.

Veja também:   Cientistas descobrem reservas de oxigênio em Marte que podem sustentar vida

Ainda assim, se você as vê com muita frequência, vá ao médico, pois isso pode indicar algum problema de visão, como o famoso descolamento de retina.

Vale lembrar que se você já viu pequenos flashes de luz enquanto olha para o céu, você está vivenciado uma ilusão de ótica bem semelhante conhecida como fenômeno entóptico.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com