Passagem de Mercúrio na frente da Terra será visível nesta segunda-feira

0

A passagem de Mercúrio entre a Terra e o Sol ficará visível durante esta segunda-feira (9). A partir das 8h12, quem mora no Brasil poderá ver o fenômeno, chamado de Trânsito de Mercúrio, ao longo de sete horas – ou seja, até 15h12. Já para quem reside em Portugal, a passagem será entre 15h56 e 19h41.

No entanto, de acordo com Eugênio Reis, astrônomo do Museu de Astronomia e Ciências Afins do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Mast/MCTI), só é possível observar a passagem de Mercúrio entre a Terra e o Sol com instrumentos adequados. Olhar para o Sol pode causar danos à visão e o fenômeno não é visível a olho nu, em função do tamanho reduzido do planeta.

Apesar de não ser possível visualizar o fenômeno a olho nu, o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) colocarão imagens do fenômeno em uma página na internet. Além disso, telescópios serão disponibilizados na Unifei, em Itajubá (MG), e no Mast, no Rio de Janeiro (RJ).

Saiba mais sobre o Trânsito de Mercúrio

O Trânsito de Mercúrio não é visível no Brasil desde 1960. O fenômeno acontece a cada três anos, no entanto, nem sempre é possível ver a passagem do planeta em território brasileiro.

O Trânsito de Mercúrio é importante para a ciência. Ainda segundo Eugênio Reis, a passagem de Mercúrio e Vênus pelo Sol permitiu o cálculo da unidade astronômica, utilizada para saber a distância entre os planetas e a principal estrela do Sistema Solar.

A distância entre a Terra e o Sol, por exemplo, é de 150 milhões de quilômetros – ou uma unidade astronômica. “Esse número ninguém sabia. Graças à observação do Trânsito de Vênus, que está mais perto da Terra, foi possível saber o verdadeiro tamanho do Sistema Solar”, disse Eugênio Reis.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com