Pessoas baixas são mais bravas do que as mais altas, diz estudo

0

Diz o ditado que nos menores frascos estão os melhores perfumes. E os mais bravos também. Um estudo mostrou que o estereótipo do “baixinho invocado” é bem real e que as pessoas com estatura mais baixa tendem a ser bem mais agressivas do que os grandões. A história está aí para ajudar a provar, já ouviu falar na altura do imperador francês Napoleão Bonaparte?

Napoleão, que não era o mais alto dos homens, era conhecido pela severidade no trato. Tanto que batizou o chamado Complexo de Napoleão, que seria a presença de mais agressividade em pessoas mais baixas em relação a aqueles que foram mais privilegiados na estatura. Um estudo realizado pelo Centro de Controle de Doenças de Atlanta, no estado americano da Georgia, mostrou que é bem provável que o tal complexo seja verdade.

Os cientistas analisaram 600 voluntários com idades entre 18 e 50 anos, fazendo perguntas e análises de comportamento. O resultado mostrou que as pessoas baixas tinham até três vezes mais chance de reagir agressivamente a alguma situação do que as pessoas mais altas. A explicação para isso é o Complexo de Napoleão, condição onde os mais baixos reagem com agressividade para compensar inseguranças relacionadas à sua estatura.

O complexo foi identificado pela primeira vez em 1926, pelo psicanalista austríaco Alfred Adler. Ele tem sido observado desde então, mas há controvérsias sobre sua existência.

É ou não é?

Embora estudos como o do Centro de Controle de Doenças de Atlanta e outros, como o realizado pelo psicólogo Mark van Vugt em 2018, indiquem a existência do Complexo de Napoleão, outras pesquisas mostram exatamente o inverso.

Veja também:   Europeus mataram tantos índios na América que o clima do mundo mudou

Em 2007, uma pesquisa sobre o assunto elaborada por cientistas da Universidade Central de Lancashire, no Reino Unido, mostrou que o complexo pode ser mentira. Nessa pesquisa, foram os homens de estatura mais alta que mostraram mais destempero e partiram para uma agressão raivosa com mais rapidez, enquanto as pessoas mais baixas conseguiram manter a cabeça fria.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com