Por que os cães ficam tão felizes quando os donos chegam em casa?

0

Você que tem cachorro em casa já sabe muito bem que o seu amigo costuma fazer uma baita festa quando você retorna, mesmo que você tenha saído por apenas alguns minutos, não é mesmo? E afinal, por que os cães apresenta esse comportamento tão famoso?

Para apresentar as explicações, é importante entender a divisão dos cachorros com os lobos. As duas espécies se separaram entre 15 e 10 mil anos atrás. A ciência acredita que os lobos mais sociais se aproximaram dos humanos, aceitaram conviver com eles e se tornaram os cachorros que vivem conosco hoje em dia.

Por conta disso, o comportamento das duas espécies foi mudando com o passar do tempo, apesar de algumas coisas continuarem parecidas. A especialista em cachorros Jessica Hekman já estudou o comportamento dos lobos e notou alguns detalhes interessantes.

De acordo com ela, os lobos possuem alguns comportamentos parecidos com os dos cachorros, mas eles são mais ritualizados. Em outras palavras, os cães possuem maior capacidade de aceitar novidades. Hekman acredita que isso acontece por que os lobos preferem fazer uso de medidas proativas para se protegerem, mas a maior sociabilidade dos cachorros permitiu que eles evoluíssem melhor, já que eles estão em maior número que os seus irmãos atualmente.

O neurocientista Gregory Berns, que já tentou compreender o assunto, diz que os cães, quando nos cheiram, recebem um sinal semelhante a uma recompensa, o que não acontece nem mesmo com outros cachorros. Além disso, eles também gostam de nossa companhia pensando no bem estar deles.

Analisando todos esses fatores, Berns acredita que esse comportamento de alegria é tão grande por que os cães têm uma resposta emocional pura e, provavelmente, ainda não aprenderam a aceitar a possibilidade de separação não voluntária dos seus donos. E como eles já mostraram ser animais sociais, eles devem sofrer com nossa ausência, especialmente quando passamos o dia longe de casa.

Outra possibilidade muito citada é que os cachorros acreditam que alguma coisa interessante acontecerá na chegada do seu dono, como sair de casa um pouco ou brincar.



Veja também:   Como os dragões de Game of Thrones queimam até pedra? A física responde

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com