Primeira Guerra Mundial foi mais letal por causa de fenômeno climático; entenda

0

A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre 1914 e 1918 e resultou em mais de 20 milhões de mortos. Mas os conflitos armados podem não ser s única razão para a carnificina.

Cientistas estão suspeitando que a Europa passou por um evento climático muito raro na mesma época, que pode ter contribuído para o gigantesco número de mortes, além da pandemia de gripe espanhola, que começou em 1918, último ano da guerra.

A situação nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial era sub-humana e um dos motivos para isso pode ser o clima da época.

Durante toda a guerra, a Europa sofreu com temperaturas mais baixas do que o normal e chuvas muito intensas, que inclusive alagavam muitas das trincheiras, onde a vida já era difícil sem a grande quantidade de água vinda do céu.

Acontece que o clima na Europa, de forma resumida, é balanceado por duas correntes de ar. Uma delas é fria e vem do Atlântico norte, enquanto a outra é mais quente e vem da região dos Açores.

Ao analisar vestígios no gelo dos Alpes, cientistas descobriram que entre os anos de 1914 e 1919, a quantidade de vento do norte foi muito maior, o que causou esse desequilíbrio no clima.

Não são raros os relatos de soldados que morreram de frio, ou de pneumonia nos campos de batalha, além das enchentes.

Tudo agora parece fazer sentido, indicando que além do problema da guerra em si, aqueles anos no início do século XX foram os piores possíveis para se fazer uma guerra na Europa.

Estopim da pandemia

Essa anomalia climática acontece, segundo pesquisadores, uma vez em cada século. E essa, registrada na época da Primeira Guerra Mundial, foi especialmente forte.

Além das mortes causadas em meio a guerra, o fenômeno também pode ter sido o estopim, ou um agravante, da pandemia de gripe espanhola.

A pandemia começou em 1918 e foi muito pior e mais letal do que a de covid-19. Um terço da população mundial foi infectada e 50 milhões morreram.

Sabe-se que todos os vírus da gripe ganham força em climas frios, então é sensato dizer que a questão climática na Europa não piorou só a Primeira Guerra Mundial, mas também a pandemia de gripe espanhola.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com