Há uma série de crenças sobre a questão de quem inventou o futebol. Alguns sugerem que a história do futebol vem de tempos remotos, cerca de 2500 A.C., durante o qual os gregos, egípcios e chineses, todos parecem ter participado de jogos com os pés, envolvendo uma bola. Então responder a pergunta sobre quem inventou o futebol, precisa ser bem elaborada.
A maioria destes jogos incluia o uso das mãos, pés e até mesmo varas para controlar a bola. O jogo romano ‘Harpastum’ era um jogo com bola, onde cada lado tentava manter a posse de uma pequena bola o maior tempo possível. Os gregos antigos competiam em um jogo semelhante chamadp “Episkyros”, mas ambas as atividades refletiam regras mais perto do rugby do que do futebol moderno.

Registros históricos dão conta de que, na dinastia Han, o imperador Wudi (156 a.C. – 87 a.C.) ordenou a mudança de todos os melhores jogadores para a capital do império – só para que ele pudesse assistir a jogos de alto nível. Isso mostra como o futebol é um fenômeno de audiência desde os seus primórdios.
Outros esportes similares surgiram derivados do Tsu-chu. Um desses jogos se chamava kemari, que era um jogo disputado num campo redondo. Há indícios de que, em algum momento da história antiga, um grupo de jogadores desse esporte foi à China para um desafio contra praticantes de tsu chu, podendo ser esse, o primeiro amistoso internacional da história. (Fonte)
E desde então o Tsu-Chu, deu origem a outros jogos parecidos com o futebol, se espalhando por todo o mundo, com muitas culturas tendo atividades centradas no uso de seus pés. Os nativos americanos praticavam o “Pahsaherman ‘, os australianos indígenas o ‘Marn Grook’ e Moari, ‘Ki-o-Rahi’, etc.
Futebol na Europa
O futebol começou a evoluir na Europa moderna a partir do século 9 em diante, e na Inglaterra, cidades inteiras chutavam uma bexiga de porco de um lado para outro. O jogo foi muitas vezes visto como um incômodo até mesmo sendo banido por alguns períodos da história da Grã-Bretanha.
A codificação do futebol começou nas escolas públicas da Grã-Bretanha no início do século 16. O “futebol” do sistema escolar privado era um jogo em que eram utilizadas as mãos durante certos períodos do jogo e lutas eram permitidas, mas por outro lado, a forma moderna de futebol estava sendo formada. Duas marcações para delimitar um gol eram colocadas em cada extremidade, goleiros e táticas foram introduzidos, e as lutas banidas.
As regras e regulamentos continuaram a evoluir na Grã-Bretanha, e por volta de 1700, clubes de futebol começaram a surgir, jogando partidas entre eles. Durante esse tempo, ainda era autorizado usar as mãos durante o jogo e só era possivel passar a bola para trás, ou seja, havia ainda algum caminho a percorrer na produção do jogo de futebol moderno que vemos hoje.
Foi então, que finalmente, a Associação de Futebol tentou reunir os diferentes códigos e sistemas em toda a Grã-Bretanha para formar um conjunto aceito de regras do futebol, em 1863. Logo após serem colocadas as regras da Associação de Futebol, a primeira partida oficial de futebol teve início em Battersea Park, em Londres, com muitos dos melhores jogadores.
A partir desse ponto, o futebol floresceu na Grã-Bretanha, com a “Football Association Cup” sendo introduzida 12 anos depois, e a fundação da Liga de Futebol em 1888. Ao mesmo tempo, clubes de futebol começaram a se espalhar por toda a Europa, Dinamarca, Bélgica e Suíça, todas ligadas a Associação de clubes de futebol. Na virada do século 20, muitos países europeus tinham formado suas próprias ligas de futebol e competiam em jogos internacionais entre as nações que rivalizavam.
A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) estabeleceu um acordo internacional entre os códigos e países, que foi formado em 1904. Em 1930, a primeira Copa do Mundo FIFA foi realizada no Uruguai e manteve-se o auge do mundo do futebol desde então.
A palavra “futebol” foi inventada em 1608 por William Shakespeare em sua peça Rei Lear.