Saturno está perdendo seus anéis a uma grande velocidade, diz estudo

0

Os anéis de Saturno são um dos “pontos turísticos” mais famosos do Sistema Solar, mas um estudo mostrou que eles não devem durar muito tempo. Os anéis estariam se desintegrando a uma velocidade alta para os padrões astronômicos e em questão de “apenas” 100 milhões de anos, provavelmente não estarão mais lá, pondo fim à marca registrada do segundo maior planeta da nossa vizinhança.

Cientistas cruzaram dados de 3 sondas que estudaram o planeta em épocas diferentes para chegar a essa conclusão. Foram analisadas informações das sondas Voyager 1 e 2, que passaram por Saturno em 1980 e 1981, em seu caminho para fora do Sistema Solar, e também da sonda Cassini, que enviou dados sobre o planeta entre 2004 e 2017.

Dessa forma, os pesquisadores conseguiram calcular a quantidade exata de material dos anéis que está caindo em direção à superfície do planeta. Pela desintegração em si, o processo todo demoraria 300 milhões de anos, mas de acordo com dados da Cassini, o processo é ainda mais rápido na região do equador de Saturno, o que faz com que o cálculo estimado para o fim dos anéis seja de 100 milhões de anos.

De acordo com os cientistas, isso mostra que os anéis estão se desintegrando a uma velocidade bastante alta em comparação com a idade do planeta, de 4 bilhões de anos.

Anéis temporários

O estudo também forneceu uma nova perspectiva sobre a formação dos anéis de Saturno. Acredita-se que eles tenham começado a se formar há 100 milhões de anos e estaria, portanto, na metade da vida. Saturno não é o único planeta do Sistema Solar com anéis. Júpiter, Urano e Netuno também possuem os seus.

No entanto, todos esses planetas estariam em fases diferentes da vida de seus anéis. Os de Urano seriam os mais antigos, contando 600 milhões de anos, enquanto Netuno tem anéis mais jovens, que podem vir a aumentar de tamanho com o tempo. Os de Júpiter permanecem um mistério, possivelmente já tendo sido muito maiores, até mesmo comparados com os de Saturno.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com