Se você se lembra muito bem das aulas de geografia na escola, deve se recordar que o nosso planeta já foi lar de supercontinentes como Gondwana e Pangeia, que se separaram há milhões de anos atrás e formaram os continentes da forma que os conhecemos. No entanto, uma pesquisa diz que um supercontinente pode voltar a existir em um futuro distante.
Os pesquisadores Hannah Sophia Davies e João C. Duarte, da Universidade de Lisboa, e Mattias Green, da Universidade Bangor, no Reino Unido, foram os responsáveis por esse novo estudo. Primeiramente, é bom lembrar que a superfície do nosso planeta é formada pelas placas tectônicas, que se movem alguns centímetros a cada ano.
Os pesquisadores lembram que em um prazo de 400 a 600 milhões de anos, as placas podem se reagrupar novamente e formar um novo supercontinente. Como a Pangeia deixou de existir há 180 milhões de anos, podemos dizer que estamos na metade deste ciclo.
Assim, esse possível novo supercontinente poderia surgir daqui a 200 ou 250 milhões de anos, de acordo com as estimativas dos pesquisadores. Eles, inclusive, já lançaram quatro cenários diferentes. Confira abaixo.
1) Nova Pangeia
Se as condições atuais persistirem no futuro, o Oceano Atlântico ficará maior, enquanto que o Pacífico diminuirá. Isso fará com que o continente americano se choque com a Austrália e a Antártica.
Já a América do Norte se chocará com a Eurásia, que já estará colada com a África. Essa é a Nova Pangeia, que ganhou esse nome por ser bem semelhante com a Pangeia original.
2) Pangeia Última
Neste cenário, existe a possibilidade do Atlântico fazer o oposto: começar a se retrair.
Neste caso, a América do Norte se ligaria com a África, que já estaria junto da Eurásia. Já a América do Sul estaria bem próxima de parte da Antártica. Existiria tanto um grande oceano no meio deste continente quanto um super Oceano Pacífico.
3) Aurica
Se o Oceano Atlântico acabar causando uma nova zona de subducção (área de convergência de placas tectônicas), que é algo que pode estar ocorrendo, tanto ele quanto o Pacífico podem deixar de existir e formar novos oceanos
Neste caso, seria aberto um enorme buraco do oeste da Índia até o Ártico. A Austrália iria para o norte e seria englobada por parte da Ásia, Antártica e Américas. Por fim, a Europa e a Ásia se ligariam com o outro lado do continente americano.
4) Amasia
Essa é uma possibilidade remota, mas existe, já que muitas placas tectônicas estão se movendo para o norte do planeta, por conta de anomalias causadas pela Pangeia.
Neste cenário, todos os continentes se moveriam para o norte do nosso planeta, com a exceção da Antártica. Esse supercontinente ficaria no entorno do polo norte e ganhou o nome de Amasia dos pesquisadores.
Destes quatro cenários, a pesquisa aponta que o mais provável de acontecer é o da Nova Pangeia, enquanto que os demais só ocorreriam com a influência de uma série de fatores.
Mas, claro, não custa nada imaginar como seria nosso planeta em cada um desses cenários, não é mesmo?