Teste de Rorschach: o que é e como funciona a avaliação

0

Você já deve ter visto em filmes um teste psicológico onde o paciente precisa dizer o que vê em manchas de tinta. Esse é o teste de Rorschach. Mas como ele funciona?

O nome veio de seu criador, o psiquiatra e neurologista suíço Hermann Rorschach, que inventou o método em 1921. Ele se baseou no esforço que a mente precisava fazer para reconhecer coerência em imagens abstratas.

O teste é considerado bem versátil no diagnóstico de distúrbios, síndromes e outros tipos de problemas de ordem psicológica. Com ele, é possível identificar questões cognitivas, emocionais e sintomas de vários tipos.

Para que um psicólogo possa aplicar o teste da forma correta, reconhecida pela International Society of Rorschach, é necessário fazer um curso de especialização que dura 2 anos.

Além do diagnóstico psicológico, o teste de Rorschach também pode ser usado em empresas e escolas, entre outras aplicações.

Ele ajuda a determinar perfis psicológicos e pode ser usado para resolver crises de gestão e até mesmo problemas de aprendizado com alunos que apresentam dificuldades em determinadas matérias ou temas.

A aplicação do teste não se trata apenas de mostrar os borrões de tinta e perguntar o que a pessoa vê. É necessário também fazer uma entrevista antes, para que um perfil básico seja traçado.

É isso que vai ajudar o psicólogo a interpretar o resultado do teste, com base nas informações recebidas do paciente.

Como é aplicado

O psicólogo se senta em uma sala com o paciente e mostra 10 imagens com os famosos borrões, uma de cada vez. O paciente precisa dizer o que vê em cada um, justificando que parte da imagem fez ele pensar no que disse.

Perguntas também podem ser feitas para ajudar a detalhar as respostas dadas pelo analisado.

O resultado final é uma comparação das respostas dadas, dispostas em uma planilha, em comparação com estudos do tema, de acordo com o tipo de avaliação que está sendo feita.

No geral, a interpretação dos resultados do teste de Rorschach é bastante exata, já que ele vem sendo usado em larga escala desde sua criação, sendo constantemente aprimorado por isso.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com