Vídeo dos Irmãos Neto com 10 mil copos plásticos causa polêmica na web

0

Os youtubers Irmãos Neto fizeram um vídeo onde usam 10 mil copos plásticos em uma brincadeira, o que acendeu uma polêmica na internet sobre sustentabilidade. Vale lembrar que o plástico é um dos materiais que mais polui os oceanos do mundo e isso é bem mais sério do que imaginamos.

Veja também:   Microplásticos ameaçam mais de 500 espécies da fauna marinha no mundo todo

No vídeo, Felipe Neto resolve “trollar” seu irmão Luccas cobrindo o piso da casa deles com 10 mil copos de plástico cheios de água, que são em sua maioria simplesmente pisoteados. Você pode conferir o vídeo logo abaixo:

Enquanto isso, no Twitter, algumas pessoas fizeram críticas aos youtubers, já que o plástico dos copos naquela quantidade e usado apenas para uma brincadeira estaria colaborando para poluir os oceanos que já sofrem bastante com a quantidade de lixo. Veja:

As críticas não são infundadas, já que a quantidade de lixo boiando nos oceanos é gigantesca e a grande maioria desses resíduos são restos de plástico, que demora a se decompor e ameaça a qualidade das águas e a vida marinha. Há registros de uma grande ilha de detritos boiando no oceano Pacífico que já teria quase ultrapassado em área o tamanho do estado americano do Texas.

No Brasil, especificamente, a reciclagem ainda não é tão comum e mesmo que o hábito fosse mais adotado pela população, os danos causados pelo material seriam minimizados, mas ainda seriam grandes. Alternativas mais eficientes seriam simplesmente diminuir o consumo de plástico e investir na reutilização de copos, garrafas e recipientes em geral.

Limpando os oceanos

A ciência está trabalhando em formas de reverter, mesmo que em partes, o dano já causado. Há alguns anos, um jovem holandês inventou uma forma de ajudar na limpeza dos mares aproveitando as próprias correntes marítimas.

A ideia consiste na colocação de redes e barreiras que reuniriam os detritos plásticos que seriam trazidos pelas correntes. Dessa forma, o lixo represado poderia ser removido do mar e levado a um destino mais adequado.

Há pesquisas envolvendo até mesmo um tipo de larva que teria a capacidade de digerir plástico, reduzindo assim a quantidade do material inutilizada no planeta.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com