No último dia 4 de agosto, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, discursava na cidade de Caracas quando um drone explodiu nas proximidades. O governo venezuelano fala em um atentado contra a vida do presidente e uma série de suposições passou a aparecer na mídia. No entanto, um vídeo surgiu na internet e é possível ver a explosão em detalhes.
O vídeo foi postado por um perfil no Twitter com o nome de Nick Waters, que se diz um ex-oficial de infantaria e especialista em mídias digitais, drones, bombas para drones, Síria e sociedade civil, segundo sua descrição. Confira:
Waters também publicou imagens que parecem desmentir uma das hipóteses abordadas pela imprensa sobre a explosão. Algumas pessoas afirmam que o estrondo, seguido de fogo e fumaça, teria se originado em uma cozinha localizada em algum edifício próximo, provavelmente por um botijão de gás. Porém, nas imagens de Waters, é possível ver um drone caindo próximo ao suposto local de início do incêndio. Veja:
Para Waters, se trata de um claro atentado contra Maduro, conduzido com o auxílio de drones carregados com explosivos. “Esse tipo de evento será cada vez mais comum conforme os drones se tornarem mais baratos e populares. Estou realmente surpreso que tenha levado tanto tempo para acontecer um ataque como este”, afirmou, de forma categórica.
Acusações
Nicolás Maduro discursava em Caracas durante as festividades do 81º aniversário da Guarda Nacional Bolivariana, a divisão de elite das forças armadas da Venezuela, quando houve a explosão. O presidente foi escoltado para um lugar seguro e não foi ferido, embora 7 soldados tenham sido atingidos por estilhaços da explosão, segundo o governo venezuelano.
Em pronunciamento oficial após o ocorrido, Maduro afirmou que os responsáveis pelos drones já haviam sido presos e estavam sendo investigados. Ele também acusou a CIA e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, de terem planejado o atentado.