Em 1954 um avião decolou da Alemanha Oriental com destino a Porto Alegre, no Brasil. Ele só foi pousar em 1989 e o que foi encontrado no interior da aeronave permanece um mistério. Essa é a história do voo 513 da companhia aérea Santiago, algo que nunca foi confirmado por autoridades e é considerado uma lenda, mas obteve boa repercussão fora do Brasil na época.
O avião teria decolado em setembro de 1954, perdendo contato em algum lugar no meio do oceano Atlântico. Após algum tempo de busca, as autoridades teriam desistido de encontrar os restos da aeronave e todos os passageiros foram declarados mortos. A surpresa viria 35 anos depois, quando um avião estranho teria sido detectado voando próximo ao aeroporto de Porto Alegre.
Segundo o jornal sensacionalista americano Weekly World News, a aeronave circundou o aeroporto da capital gaúcha algumas vezes e não fazia contato com a torre de comando. Acabou pousando mesmo sem permissão, em uma manobra imprudente e estranha, fazendo com que autoridades fossem investigar ainda na pista de pouso. Ao entrar no avião, a surpresa: a tripulação e os passageiros, ou melhor, apenas seus esqueletos, permaneciam sentados normalmente em seus lugares.
As investigações teriam sido encobertas pelas autoridades devido à gravidade do assunto. Muita coisa não foi explicada, incluindo a procedência do avião, já que a companhia Santiago teria encerrado suas atividades ainda em 1956, apenas 2 anos após o desaparecimento.
Buracos de minhoca e viagens no tempo
As principais teorias sobre o assunto envolvem os chamados buracos de minhoca, objetos que foram apenas teorizados, sem sua existência atestada, que funcionariam como portais multidimensionais. Ao entrar em um buraco de minhoca, o indivíduo sairia em outro local do tempo e do espaço.
Um dos principais defensores dessa teoria na época teria sido o Dr. Celso Atello, investigador de fenômenos paranormais sobre quem não existem informações. No entanto, a hipótese ainda não explica os esqueletos e o pouso do avião. A história hoje é considerada como uma lenda urbana, mas o mistério permanece.