Uma assistente virtual Alexa, da Amazon, propôs um desafio nada simples para uma criança de dez anos nos Estados Unidos, o que preocupou os pais e deveria preocupar todos os que possuem o serviço.
- DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.
Na história, contada pela mãe da criança no Twitter, a assistente virtual, através de um aparelho Echo Dot, poderia ter colocado a vida da menina de 10 anos em risco.
De acordo com Kristin Livdahl, da cidade de Oakdale, no estado americano do Minnesota, a criança de 10 anos brincava com a Alexa quando pediu para que o robô lhe fizesse um desafio, que foi respondido após uma rápida pesquisa do sistema.
“Coloque um carregador de celular até a metade em uma tomada de parede, então encoste uma moeda nos pinos expostos”, diz a transcrição do áudio.
Felizmente, a menina recusou a “brincadeira” e ninguém foi ferido, mas a mãe da criança repassou o caso para a Amazon, que prometeu resolver o problema com sua inteligência artificial com rapidez.
No Twitter, muita gente fez piadas com elementos de ficção-científica, citando a Skynet e outras IAs malignas de filmes, séries e quadrinhos – mas a coisa poderia ter sido séria.
A mãe da menina também ressaltou a importância de se conversar com os filhos e crianças pequenas a respeito da internet e de como não se pode levar a sério tudo o que é visto, lido ou ouvido na rede.
Seria a Alexa a Skynet?
A Alexa é um serviço de assistente virtual lançado pela Amazon que realmente facilita muito a vida das pessoas ao redor do mundo, mas de vez em quando se envolve em alguma polêmica.
Como uma inteligência artificial que está sempre aprendendo coisas novas, o comportamento do robô pode ser um pouco imprevisível em alguns momentos.
Além disso, há a questão das gravações de conversas e sons próximos ao aparelho de onde ela opera.
Para aprender, a Alexa está sempre “prestando atenção” no que acontece ao seu redor, o que pode ser considerado um ato invasivo por parte da Amazon e dos desenvolvedores do serviço.
- DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.