Arqueólogos encontram ruínas de cidade romana desaparecida há 1.700 anos

0

Arqueólogos da Universidade de Sassari, na Itália, encontraram as ruínas da cidade romana de Neápolis, que desapareceu após um tsunami, causado por um terremoto, há 1.700 anos.

A cidade está localizada em um local na atual Tunísia e foi possível ver suas ruas, monumentos e quase 100 tanques de garum, um molho fermentado de peixe, que era um condimento muito popular na antiga Roma e Grécia e era, provavelmente, um dos pilares da economia da cidade submersa.

As expedições para descobrir o paradeiro de Neápolis, que também contaram com a ajuda do Instituto Tunisiano de Herança Nacional, começaram em 2010, mas a descoberta só foi possível graças as condições climáticas, que se tornaram favoráveis para contribuir com as buscas.

“É uma grande descoberta. A descoberta nos permitiu estabelecer, com certeza, que Neápolis eram um grande centro de produção de garum e peixes salgados, provavelmente o principal centro do mundo romano”, explicou Mounir Fantar, líder da equipe.

As ruínas da cidade se estendem por uma área de 20 hectares, e mostraram que Neapolis estava, de fato, parcialmente submersa por conta do tsunami causado por um terremoto no dia 21 de julho de 365.

O evento foi registrado pelo historiador romano Amiano Marcelino. O terremoto também causou grandes danos na Grécia, Egito, Chipre, Sicília, Espanha e norte da Líbia. A Ilha de Creta, local estimado do epicentro, ficou praticamente destruída.

  10 Livros Religiosos Pouco Conhecidos

Estima-se que o terremoto consistiu de dois grandes tremores, sendo que o segundo teria atingido 8 graus na escala Richter. Ele foi forte o suficiente para elevar partes da Ilha de Creta em 10 metros.

Outro fato que faz a descoberta ser de extrema importância é a falta de registros e documentos a respeito de Neápolis na literatura romana. Acredita-se que a cidade estava sendo punida por sua fraca aliança com os romanos.

Por exemplo, os cidadãos de Neápolis optaram por ficar ao lado dos cartagineses durante a Terceira Guerra Púnica, que aconteceu entre 149 e 146 a.C, até que os romanos venceram o conflito e tomaram o controle da cidade.

Fundada, originalmente, no século V antes de Cristo, Neápolis significa “nova cidade” em grego. Ela está localizada na atual cidade de Nabeul, no nordeste da Tunísia, conhecida por sua cerâmica e popularidade entre turistas.

Fonte: Science Alert

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com