Por que o preço do pacote de arroz aumentou tanto nos últimos dias

0

Muitos consumidores se assustaram com a alta no preço do arroz: o tradicional pacote de 5 kg passou a ser comercializado entre 25 e 30 reais nos últimos dias. Os novos valores de um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros possuem algumas explicações.

Em entrevista para o portal MaisGoiás, Gilberto Soares, presidente da Associação Goiana de Supermercados de Goiás (Agos), a falta de uma política para controlar o volume de exportações é um dos fatores.

“A oferta do arroz em casca está baixa. Nunca se exportou tanto arroz quanto nesse ano, em especial para o Peru, México e Venezuela. Faltou um regramento, políticas de exportações. Teriam que ter regulado isso daí, com maiores taxações, pra não acontecer o que aconteceu”, afirmou.

O portal também conversou com Jerry Alexandre, presidente do Sindicato da Indústria do Arroz do Estado de Goiás (Siago). Ele lembrou que fatores climáticos diminuíram em até 40% a produção de arroz na Ásia e que a alta do dólar também influenciou o novo preço.

Jerry também disse que o preço do arroz não deve diminuir tão cedo por uma simples razão.

“A próxima safra começará a ser colhida em março de 2021. Até lá, dependeremos de importações para assegurar o abastecimento e não creio que há possibilidade de redução drástica de preços”, afirmou.

Quem também reforçou esses fatores foi o engenheiro agrônomo Thadeu Teixeira, em entrevista para o portal G1.

“Houve uma quebra de safra, que ficou comprometido em relação a redução de área e aspectos climáticos nos principais estados produtores. O dólar que também está alto, os insumos são em sua grande maioria adquiridos e o preço é influenciado pela cotação”, explicou.

Segundo o G1, o preço do pacote de arroz custava anteriormente entre 15 e 20 reais, o que significa que o produto teve um aumento de aproximadamente 30%.

Mais sobre alimentos:

5 FATOS PERTURBADORES SOBRE OS ALIMENTOS PROCESSADOS

10 COMIDAS CONSIDERADAS NOJENTAS QUE EXISTEM NO OCIDENTE



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com