Buraco negro gira tão rápido que pode estar movendo todo o espaço

0

Um buraco negro descoberto recentemente está girando tão rápido que pode estar simplesmente movendo o espaço. Apenas outros 4 objetos conhecidos giram a uma velocidade tão alta, o que pode nos ensinar algo a respeito da formação de galáxias e outros fenômenos ainda não explicados do universo. E mais: o buraco negro não fica muito longe daqui, estando localizado dentro dos limites da Via Láctea.

O objeto foi detectado pela primeira vez em 2016, pelo AstroSat, primeiro satélite de exploração espacial colocado em órbita pelo governo da Índia. O satélite indiano detectou estranhas emissões de raios-X vindos de um sistema de estrelas binário. As emissões foram atestadas pela Nasa e descobriu-se que vinham de um buraco negro próximo.

Com uma massa equivalente a 10 vezes o nosso Sol, o buraco negro espanta pela velocidade com que está girando. A velocidade de giro é uma das formas usadas para medir a intensidade de um buraco negro e em uma escala que varia entre 0 e 1, onde 1 é o equivalente a velocidade da luz, esse objeto apresenta uma rotação de 0,9.

A escala é baseada na Teoria da Relatividade de Einstein, que afirma ser impossível que um buraco negro gire a uma velocidade superior à da luz, embora esse, especificamente, esteja quase lá. Segundo a mesma teoria, com uma rotação tão alta, é possível que ele esteja movimentando o espaço ao seu redor.

Berçário de galáxias?

Esse buraco negro é um dos 20 localizados na Via Láctea e apenas um dos 5 conhecidos que apresentam uma velocidade de rotação tão alta. A alta temperatura e emissão de gases e raios-X pode indicar que as galáxias se formam ao redor desses objetos, visto que a maioria das galáxias, incluindo a nossa, possui um deles no centro.

Veja também:   Cientistas brasileiros calculam possibilidade de vida extraterrestre

Recentemente, os cientistas puderam observar com mais clareza o buraco negro localizado no centro da Via Láctea. Embora sua velocidade de rotação seja menor, ele apresenta uma massa equivalente a 4 milhões de sóis, sendo portanto muito maior e mais poderoso.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com