Alien? Círculo de gelo misterioso chama a atenção nos EUA

0

Os moradores das proximidades do Rio Presumpscot, que fica no estado de Maine, nos EUA, se assustaram com a aparição de um misterioso círculo de gelo no local, que parece obra de alguma nave alienígena. No entanto, apesar de ser algo bizarro, existe uma explicação por trás desse fenômeno.

O círculo de gelo apareceu no trecho do rio que corta a cidade de Westbrook na segunda-feira (14). Como você notará no vídeo abaixo, ele ainda tem a característica de girar o tempo todo no sentido anti-horário e tem em torno de 90 metros de diâmetro, o que já faz dele o maior de seu tipo na história.

E o fenômeno chamou até mesmo a atenção dos animais, como relatou um morador de Westbrook. “Alguns patos estão sentando nele”, disse um homem chamado Rob Mitchell.

Os primeiros relatos desse círculo de gelo surgiram no século 19. A explicação mais aceita sobre esse fenômeno é que, naturalmente, rios e lagos congelam por conta das baixas temperaturas nesta época do ano no hemisfério norte, já que por lá, está no inverno.

Eles ficam girando de forma quase que ininterrupta por conta de um processo, dentro da dinâmica de fluidos, chamado turbilhonamento, que é a formação de redemoinhos após um fluido ou corrente de algum líquido passar por umobjeto.

“Como a água do turbilhonamento flui de uma forma mais lenta que a corrente principal, ela está mais propensa a congelamento e cria esse círculo de gelo”, explicou o físico John Huth, na Universidade de Harvard.

Enquanto isso, uma combinação de derretimento com o impacto do gelo em rochas, ou até mesmo outros pedaços de gelo, continua moldando as bordas do círculo de gelo, mantendo seu formato.

O fenômeno não deixa de ser uma demonstração natural dos fenômenos da física. Agora, a cidade de Westbrook quer se aproveitar desta fama repentina e atrair turistas para conhecer o círculo de gelo. Ao menos, enquanto ele não derreter.



Veja também:   Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo antigo? Conheça

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com