Conheça a doença X, possível próxima grande epidemia global

0

Epidemias a nível mundial não são tão raras assim e é possível afirmar com certeza que haverá uma próxima. No caso, trata-se da doença X, apelido de uma doença ainda desconhecida, mas que pode estar mais próxima do que imaginamos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença X trata-se de um agente contagioso que ainda não conhecemos, mas que é dado como certo pela OMS. “A história nos diz que é provável que o próximo grande surto seja de algo que não vimos antes”, explica o executivo-chefe do Conselho de Pesquisa da Noruega, John-Arne Rottingen.

Pela iminência da doença X, a OMS decidiu incluí-la em uma lista sobre as doenças que podem significar uma epidemia a nível mundial. Essa lista, que existe desde 2015, é atualizada constantemente e as doenças que lá se encontram devem ser o foco dos cientistas e pesquisadores farmacêuticos.

A última atualização da lista ocorreu em fevereiro do ano passado e adicionou as seguintes doenças: febre hemorrágica da Crimeia-Congo, doença por vírus Ebola, febre hemorrágica de Marburg, febre de Lassa, síndrome respiratória por coronavírus do Oriente Médio, síndrome respiratória aguda grave, doenças por vírus de Hendra (HeV) e vírus de Nipah (NiV), febre de Vale do Rift e doenças por vírus Zika.

A inclusão da doença X tem o intuito de incentivas as pesquisas em torno de possíveis epidemias, seja elas quais forem.

  Polêmica: Islândia consegue erradicar Síndrome de Down em sua população

Doença da modernidade

Não se sabe exatamente de onde surgiria a doença X, nem como iria se manifestar. No entanto, alguns suspeitos já existem e estão sendo monitorados. Vírus que já causam problemas como Ebola e Zika poderiam sofrer mutações, dando origem a novos vírus.

Mas a principal possível origem da doença são os animais. Rottingen explica que a vida moderna proporcionaria uma troca de doenças entre eles e os humanos. “À medida que o ecossistema e os habitats humanos mudam, há sempre o risco de doenças brotarem de animais para humanos. É um processo natural e é vital que estejamos conscientes e preparados”, afirma.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com