Vídeo: entenda os flashes de luz no céu durante o terremoto no México

0

Um forte terremoto atingiu o sul do México na noite desta terça-feira (7) causando a morte de, pelo menos, uma pessoa.

fire tv

Durante o tremor de magnitude 7.1, alguns moradores notaram um fenômeno de luz natural raro acontecendo no céu, fazendo com que estes cogitassem uma possibilidade de apocalipse.

De acordo com alguns registros nas redes sociais e em reportagens da imprensa local, os flashes eram semelhantes às luzes de uma aurora boreal.

Confira abaixo os flashes de luz azul:

Afinal, o que são essas luzes estranhas?

Não existe um consenso científico sobre o que causa os flashes de luz, mesmo que seja comum que o fenômeno ocorra durante terremotos – já que são documentadas desde os anos 1600.

Conforme pesquisadores da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, essas luzes surgem por conta de movimentos nas camadas do solo, ou seja, geram altas cargas elétricas quando acontecem perto das falhas geológicas.

Essa luz de descarga elétrica não é bem diferente dos raios em si, o que lhes difere é que os raios são resultado do acumulo de carga elétrica nas nuvens e os flashes vêm do movimento rochoso no solo.

Segundo experimentos laboratoriais feitos na Universidade de Rutgers, essas luzes têm origem no aumento de carga elétrica no solo quando surgem rachaduras – ou seja, quando a Terra sofre tensões, forças e rupturas.

Casos anteriores durante terremotos

De acordo com a Associação Sismológica dos Estados Unidos, um casal viu raios no céu cerca de dois dias antes do terremoto de 1906, em São Francisco. Bem como em 1998, quando um globo de luzes rosa e púrpura foi visto 11 dias antes da tragédia em Quebec, no Canadá.

Em 2009, moradores notaram chamas de luz saindo dos paralelepípedos no centro histórico de L’Aquila, na Itália, poucos segundos antes do terremoto.

Em 2007, câmeras de segurança registraram raios de luz em Pisco, no Peru, durante um tremor de magnitude 8,0.

As esferas de luz também foram vistas em Fukushima, no Japão, na época do terremoto seguido por um tsunami em 2011.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com