Vírus Nipah: potencial pandêmico e morte de criança; o que sabemos sobre ele?

0

Um menino de 12 anos morreu na madrugada do último domingo (5), após ser infectado pelo Vírus Nipah no estado de Kerala, na Índia.

Segundo o portal do CBS News, o menino esteve hospitalizado por uma semana com febre alta e a condição piorou, após apresentar sinais de encefalite – um tipo de inflamação e inchaço no cérebro.

Pouco tempo antes de falecer, o garoto teve contato com cerca de 188 pessoas, sendo 20 delas de alto risco. Todos os envolvimentos estão passando por quarentena ou hospitalizados.

No entanto, somente dois profissionais de saúde apresentaram sintomas na segunda-feira (6).

Sobre o Vírus Nipah

Nipah é uma doença com caráter zoonótico que é transmitida por meio de porcos ou morcegos frugívoros para humanos, seja por contato direto ou fluidos corporais.

Com um potencial de se tornar pandêmico, o Vírus Nipah é muito mais mortal do que o coronavírus Sars-CoV-2 e suas variantes. Por isso, está causando preocupação nas autoridades indianas, mesmo que não seja tão transmissível quanto a Covid-19.

Ainda não existe nenhum medicamento ou vacina que seja eficiente no tratamento deste vírus. Dessa forma, o recomendado é ter cuidados intensivos com os pacientes em casos graves de complicações respiratórias e neurológicas.

Além disso, assim como na pandemia atual, é indicado o distanciamento social, uso de máscara facial, higiene das mãos e desinfecção de superfícies ou alimentos.

De acordo com a OMS, o primeiro surto de Nipah ocorreu em 1999 na Malásia, onde foram identificados cavalos, cabras, ovelhas, gatos e cães infectados com o vírus.

Tempos posteriores aconteceram surtos subsequentes em Bangladesh e na Índia, após consumo de frutas e sucos contaminados com urina ou saliva de morcegos.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com