O que aconteceu com a GameStop na bolsa de valores? Entenda

0

Na última semana, a bolsa de valores de Wall Street foi surpreendida com uma alta considerável nas ações das lojas GameStop, que estavam à beira da falência até pouco tempo atrás.

Isso não aconteceu por acaso: um grupo de investidores individuais resolveu entrar na briga com os grandes conglomerados de investimento e acabou não só salvando uma empresa, como também dando um grande golpe nos milionários.

Os investidores amadores partiram de uma comunidade no Reddit. Eles selecionaram a GameStop e outras empresas com ações na bolsa de valores que estavam com os valores em queda.

Os grandes conglomerados sabiam disso e estavam apostando nessas quedas, repassando os ativos para que pudessem comprá-los de volta mais baratos, uma prática comum.

No entanto, a demanda por ações da GameStop entre os amadores cresceu tanto que os grandes investidores tiveram que comprar de volta suas ações por preços extremamente mais altos e precisaram fazer isso de forma rápida: afinal, quanto mais demorassem para comprar, mais caro pagariam.

Esse efeito é chamado de “short squeeze” e já foi observado em várias ocasiões, mas nunca orquestrado por um grupo de pessoas sem qualquer ligação com grandes investidores.

Para se ter uma ideia, em menos de um mês, as ações da GameStop valorizaram 1665%. O valor de mercado da empresa varejista subiu de 1,3 bilhão de dólares em dezembro para 22 bilhões na última semana.

Feitiço contra o feiticeiro

O impacto da ação coordenada no Reddit foi tão grande que muitos bancos e fundos de investimento chegaram a pedir para que o governo americano tomasse medidas contra os investidores individuais.

Eles queriam que esse tipo de manobra fosse proibido na bolsa de valores, sendo que essas próprias empresas frequentemente fazem uso do “short squeeze”.

Além da GameStop, outras empresas que tiveram grandes altas motivadas pelo mesmo fenômeno foram a rede de cinemas AMC Entertainment, a fabricante de fones de ouvido Koss, a varejista de moda Express e as fabricantes de celulares BlackBerry e Nokia.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com