O uso de algumas drogas sintéticas é permitido nos Estados Unidos, inclusive canabinoides, ou maconha sintética. Acontece que esses produtos estão causando problemas inesperados, já tendo levado a mortes e sangramentos.
Esses canabinoides sintéticos, conhecidos como K2, são vendidos em forma de líquido que pode ser usado como spray em plantas secas, que posteriormente serão fumadas, ou consumido vaporizado.
O estado americano do Illinois tem registrado casos graves de sangramento nos ouvidos, boca e até nos olhos, além de duas mortes por hemorragia interna, todos casos associados ao consumo dos canabinoides sintéticos.
O Departamento de Saúde Pública do Illinois relata que a maioria dos casos teria se originado da região de Chicago, capital do estado, mas outros produtos nocivos podem estar presentes em todo o estado e até mesmo em outros lugares dos Estados Unidos.
Em pelo menos três das vítimas foi encontrada uma substância chamada brodifacoum, muito usada em pesticidas e venenos contra ratos. Essa substância contém propriedades que impedem a ação da vitamina K, responsável, entre outras coisas, pela coagulação do sangue.
Sem a capacidade de coagular o sangue, hemorragias e sangramentos aparecem com muito mais facilidade e podem ser fatais. A orientação dos médicos é que qualquer pessoa no estado do Illinois que esteja sofrendo algum sangramento procure um hospital imediatamente.
Legalizando o ilegal
Ao contrário de outros países, onde qualquer droga sintética é expressamente proibida, independente da sua composição, nos Estados Unidos, a Administração de Repressão às Drogas tem uma lista de ingredientes que são proibidos.
Dessa forma, os fabricantes dos produtos vivem apenas “atualizando” a composição das drogas, de modo a torná-las legais sempre que um item é proibido. Dessa forma, não só os canabinoides, mas todas as drogas sintéticas acabam sendo sempre legais, por não conterem nenhum ingrediente proibido em sua fórmula.