Verifique suas senhas! Maior vazamento da história atinge 8,4 bilhões de combinações

0

Com um número superando quase duas vezes o total de usuários de internet atual – de cerca de 4,7 bilhões de indivíduos, o novo vazamento de senhas deve-se configurar como o maior da história.

Um usuário com nome de ‘RockYou2021’ divulgou todas as chaves de segurança em uma publicação de fórum online. Tudo indica que o nome do usuário seja uma menção ao vazamento de 2009, que apresentou 32 milhões de senhas da rede social RockYou.

As informações estão listadas em um arquivo de texto de 100 gigabytes e, conforme o autor, as senhas possuem de seis a 20 caracteres, sem espaços em branco e não utilizam caracteres ASCII – um tipo de linguagem unificada de computadores, que compõem códigos ou símbolos.

Além disso, o usuário afirmava que o arquivo possuía mais de 82 bilhões de senhas, mas o fato foi desmentido pela checagem dos sistemas de segurança cibernética do Cybernews, que chegou ao número exato de 8.459.060.239 combinações distintas.

É interessante ressaltar que nem todos esses dados são novos, a maioria foram reunidas ao longo dos últimos anos e catalogados com base em informações de exposições anteriores.

O último megavazamento ocorreu em fevereiro deste ano, expondo cerca de 3,2 bilhões de senhas de seguranças, nomeado de Compilation of Many Breaches (COMB). Acredita-se que essa atualização constante sirva como um dicionário para facilitar ataques cibernéticos de hackers.

É possível checar a segurança das senhas contra vazamento?

Sim. Na página do Cybernews existem ferramentas de checagem para saber se suas chaves de segurança foram expostas.

O Google Chrome também oferece um serviço de extensão para analises de senhas que possam ter sido vazadas e quais eles recomendam as alterações.

A recomendação é a troca de senhas nos sites cadastrados, como em portais e aplicativos, dando preferências as credenciais mais longas e complexas. Além disso, é importante conferir se os mecanismos de autenticação em duas etapas estão ativados em todas as suas redes e aplicativos.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com