Nordeste do Brasil passa por anomalias na temperatura, aponta Nasa

0

A região Nordeste do Brasil tem sofrido com anomalias na temperatura, de acordo com um estudo feito pela Nasa. A agência divulgou, recentemente, um mapa que mostra quais partes do mundo têm sofrido mais com mudanças relacionadas ao aquecimento global.

As comparações foram feitas com temperaturas de janeiro e julho de 2016 comparadas a registros dos últimos anos. As maiores anomalias estão nos Pólos Norte e Sul, com alterações de até 4°C.

Veja o mapa com as informações:

mapa-nasa-calor

Praticamente todos os estados do Nordeste brasileiro estão com manchas vermelhas, o que indica que as temperaturas estão, pelo menos, 2,5°C mais altas do que em outros anos. Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Tocantins e Maranhão sofrem com o problema climático, segundo o estudo. (Não deixe de conferir: Planeta está mais verde e mais quente, afirma pesquisa da Nasa)

O mapa também mostra que um trecho do Norte, que contempla o Acre e parte do Amazonas, também tem tido alterações climáticas mais fortes: entre 1,5°C e 2°C a mais neste ano. A área relacionada ao Sul não teve mudanças relevantes, enquanto ps demais estados brasileiros contam com anomalias mais brandas, de 1°C.

2016, o ano mais quente?

Os especialistas da Nasa já consideram que 2016 deve ser o ano mais quente desde 1880, quando registros meteorológicos começaram a ser feitos. Com os dados compilados, a previsão é que este ano passe 2015, que ostentava o título de “ano mais calorento”.

Veja também:   No Brasil, inteligência artificial pode tirar seu emprego em até 15 anos

As camadas de gelo são as mais afetadas com o recorde negativo. Além disso, o nível do mar a nível global e muitos ecossistemas vão sentir com os efeitos das temperaturas mais altas.

Uma das consequências mais visíveis é que o Ártico está ficando cada vez mais verde. O território, que era praticamente todo coberto por gelo, agora tem se tornado um novo ecossistema.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com