Os smartphones ainda são considerados, por muitos, o suprassumo da tecnologia. Nada poderia superar os celulares que funcionam como verdadeiros computadores, correto?
Talvez não seja assim. A tecnologia se desenvolve tão rapidamente que, muito provavelmente, os hábitos e os dispositivos não serão os mesmos daqui cinco anos. E um gadget em especial é visto com olhares promissores por especialistas e geeks em geral.
Conforme reportado pelo UOL Tecnologia, uma empresa sul-coreana chamada Innomdle Lab criou uma pulseira que transforma a mão em que se está um relógio em um telefone. O projeto foi exibido durante a IFA, feira de tecnologia realizada em Berlim, na Alemanha.
A invenção foi patenteada como “Sgnl”, em menção à palavra “signal” (“sinal telefônico”, em inglês). No entanto, o produto em si tem sido chamado de “smartstrap” (“correia inteligente”, em inglês).
O funcionamento é tão simples que chega a assustar. Basta colocar o “Sgnl” em um de seus punhos e colocar o dedo indicador dessa mão no ouvido para poder escutar a ligação. É como se seu dedo se transformasse em um alto-falante.
Para que a pessoa ouça a sua voz, basta falar em voz alta, como se estivesse no telefone. A pulseira tem um microfone acoplado que transmite o que for dito por você.
Resposta a smartwatches
Os smartwatches ainda não se popularizaram de fato. Seja pelo preço, pela falta de praticidade ou pelo funcionamento depentende dos smartphones, os “relógios inteligentes” não caíram no gosto popular.
O “Sgnl” é uma resposta aos smartwatches, de certa forma. E vai além: pode ser utilizado com relógios comuns ou até mesmo como pulseiras, sem relógio nenhum. É tudo integrado com um aplicativo de celular.
E quanto custa?
O “Sgnl” foi feito por meio de financiamento coletivo, mas isso não impacta no valor do produto. Nos Estados Unidos, ele será vendido a US$ 139 (R$ 452), mas ainda não há data para início da comercialização do produto.
Não há expectativa para chegada no Brasil, nem valor médio para comercialização por aqui.