O que aconteceria se o Sol morresse?

1

Tudo tem um fim e não há exceção para o nosso Sol. O astro em questão tem milhões de anos pela frente, mas a sua eventual morte é certa.

Confira algumas das catástrofes que aconteceriam se o Sol morresse:

Geleiras não irão mais existir

Geleiras não irão mais existir

Daqui a 1,1 bilhões de anos, o Sol começará a crescer, ficando cada vez mais quente. Todas as calotas de gelo da Terra começarão a derreter. Como o planeta ficará mais quente, os oceanos irão ferver e toda a água vai evaporar para o espaço. A Terra será um planeta quente e seco.

A terra será um verdadeiro inferno
A Terra será um verdadeiro inferno

Em 3,5 bilhões de anos, com a estrela-maior em constante crescimento, a Terra já não será habitada por vida e pode até ser comparada ao inferno de Vênus.

Montanhas em etapa de derretimento
Montanhas em etapa de derretimento

O Sol se tornará uma grande estrela gigante laranja e dominará o céu da Terra. A superfície terrestre irá brilhar com o calor e as montanhas começarão a derreter.

O Sol dominaria o céu da terra
O Sol dominaria o céu da Terra

Um sol gigante vermelho e distendido começará a engolir as órbitas de Mercúrio e Vênus. Sua suave atmosfera exterior pode chegar até a órbita da Terra. Suas geleiras com quilômetros de espessura começarão a derreter sob o calor solar, vinte vezes o maior do que a que era acostumado a ver no céu da Terra.

O Sol praticamente engoliria Mércurio e Vênus
O Sol praticamente engoliria Mércurio e Vênus

Mesmo frio, Plutão agora será aquecido sob o brilho solar, algo que antes não era possível. Neste momento, o Sol é quatro vezes maior do que ele já foi visto da Terra.

Plutão não será tão frio como antes
Plutão não será tão frio como antes

Em cerca de 12,4 bilhões de anos, o Sol começará a se desfazer da sua camada exterior. Uma nebulosa planetária cintilante agora se expande como uma bolha de sabão em torno do restante do núcleo solar.

Veja também:   Vibranium: o metal dos filmes da Marvel existe na vida real?
Depois de algum tempo o sol iria se desfazer da sua "película"
Depois de algum tempo o Sol iria se desfazer da sua “película”

Tudo o que agora resta da nossa estrela é uma anã branca e superquente, provavelmente, não tão grande como o planeta Terra.

Anã branca
Anã branca

As galáxias da Via Láctea e Andrômeda correrão em rota de colisão. Elas passam uma pela outra, com seus braços espirais descontraindo e as galáxias se distorcendo. O Sol anão e seus planetas podem ser arremessados pelo espaço intergaláctico.

Um colisão poderia acabar com oque restou
Um colisão poderia acabar com o que restou

Eventualmente, até mesmo o próprio Universo chegará ao fim algum dia, como toda a energia do Universo é usada. As temperaturas e as reações químicas um dia irão acabar. E nada pode ser feito. Até então, talvez daqui alguns trilhões de anos no futuro, não haverá mais universo: apenas escuridão, vazio e frio absoluto.



Discussion1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com