Pela 1ª vez, vídeo flagra impacto de meteoroide durante eclipse lunar

0

Os brasileiros puderam presenciar na madrugada de segunda-feira (21) o único eclipse lunar total de 2019, já que o outro que acontecerá neste ano é apenas parcial. E além do espetáculo que o fenômeno proporcionou, pela 1ª vez na história, um vídeo registrou o momento em que um meteoroide acertou nosso satélite natural durante o evento.

Muitos astrônomos sempre desejaram observar o impacto de algum corpo na Lua durante um eclipse, no entanto, isso nunca aconteceu, mesmo com a frequência com que eles acontecem. Um dos motivos é que os eclipses lunares costumam ser brilhantes demais e atrapalham a captura.

No entanto, o astrônomo Jose Maria Madiedo, na Universidade de Huelva, na Espanha, não quis deixar essa oportunidade passar. Ao invés de utilizar os rotineiros quatro telescópios para observar a Lua durante o eclipse, optou por oito e cruzou os dedos.

E como você pode ver no vídeo abaixo, Madiedo foi muito feliz e conseguiu capturar o momento do impacto do meteoroide na Lua. Confira abaixo.

“Eu senti que, dessa vez, seria o tempo de acontecer. Eu fiquei muito, muito feliz disso ter acontecido”, disse Madiedo para o site New Scientist.

Um fator que contribuiu para que o impacto fosse observado foi o fato do meteoroide ter acertado uma região escura da Lua durante o eclipse.

No entanto, por conta disso, Madiedo não foi o único a notar o acontecido. Algumas horas antes da confirmação do impacto, usuários do fórum Reddit também relataram ter visto o flash na Lua.

E além disso, outros observatórios que conseguiram observar o fenômeno, como o do conhecido Observatório Griffith, nos EUA.

Apesar do flash produzido pelo impacto durante o eclipse lunar, o meteoroide não era muito grande. Segundo cálculos de Madiedo, a rocha teria uma massa de apenas 2 kg e o tamanho de uma bola de futebol americano. Mas é uma prova de como que algo pequeno pode realmente (com o perdão do trocadilho) causar um grande impacto.



Veja também:   Lama misteriosa em ilha recém-surgida intriga cientistas da Nasa; entenda

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com