Se existe a lenda de um monstro ou criatura que é muito famosa nesse mundo é o conhecido Chupa-cabra. O animal seria o responsável por atacar muitas criações de gado e cabras para sugar o seu sangue e causar alguns prejuízos para seu criadores, especialmente aqui na América do Sul. Mas diferente de outras histórias por aí, de certa forma, ele é real.
Confira essa e mais curiosidades macabras sobre o Chupa-cabra abaixo.
Monstros recentes
Muitos monstros famosos são inspirados em lendas antigas, mas esse não é o caso do Chupa-cabra. Ele só foi se tornar conhecido em 1995, em Porto Rico, naquelas que são consideradas as primeiras aparições da criatura. Uma testemunha afirmou que o animal tinha perto de um metro de altura, andava em dois pés e era um humanoide, além de ter as costas cheias de espinhos, dedos longos e nenhum órgão genital.
O que ajudou a popularizar a lenda do Chupa-cabra é que após essa suposta aparição, criações de gado começaram a morrer no local em que a criatura supostamente surgiu. O problema se tornou tamanho que o governo mandou fazer uma caça ao animal, mas nada jamais foi encontrado. Mas de qualquer jeito, foi o suficiente para a lenda nascer.
Existem dois tipos de Chupa-cabra
Outra característica que chama a atenção na criatura é que existem duas versões do Chupa-cabra. A primeira é essa descrita pela testemunha em Porto Rico, que além das características citadas acima, também possui olhos vermelhos e uma língua bifurcada.
Já a segunda versão da criatura lendária é um canino que anda em suas quatro patas e não possui qualquer tipo de pelo. Há quem diga que pode se tratar apenas de um animal que ainda não foi descoberto e documentado. De qualquer forma, histórias dizem que as duas versões tem uma coisa em comum: a necessidade de se alimentar de sangue.
Ele é (em partes) latino americano
Se o Chupa-cabra falasse uma língua, seria espanhol, já que a maior parte de suas supostas aparições ocorreram em países latino americanos. Até mesmo quando foi avistado por cidadãos americanos, a criatura apareceu em estados do sul do país, como o Texas e o Arizona.
No entanto, ele já teria sido avistado em lugares mais ao norte dos Estados Unidos, como os estados de Nova Jérsei e Michigan, e ele teria aparecido no Reino Unido e até mesmo na China.
Algumas teorias
Vamos supor que o Chupa-cabra é, de fato, uma criatura que realmente existe. Então, o que ele é? E de onde ele veio? Muitos afirmam que ele é um animal que veio do espaço e seria um alienígena ou seria resultado de algum experimento conduzido pela Nasa. Mas a história tomou proporções tão grandes que um porta voz da agência espacial americana precisou negar tudo.
E a histórias, claro, não param por aí. Algumas teorias afirmam que ovos da criatura foram encontrados no Chile e que o Furacão Hugo, que devastou Porto Rico em 1989, foi o responsável pelas criaturas fugirem de um laboratório de pesquisas em que eram testados. E a mais bizarra e louca é que o vírus HIV surgiu por conta do Chupa-cabra.
O nome Chupa-cabra é alvo de discussões
Como seu nome já diz, o Chupa-cabra foi batizado dessa foma por conta do seu hábito de sugar o sangue de cabras e bovinos. Mas como suas histórias só se popularizaram na década de 90, existem dúvidas a respeito da origem de seu nome.
Um professor da Universidade da Geórgia, nos EUA, chegou a afirmar que o nome surgiu por conta de um comediante porto riquenho conhecido como Silverio Perez. E um investigador de OVNIs, chamado Jorge Martin, chegou a pedir que ele mudasse seu nome para EBAS, um acrônimo para a frase “Entidade Alienígena Biológica” em espanhol.
Se você gosta daquelas coincidências da vida, o canal de TV americano ABC afirmou que o termo surgiu pelo primeira vez na década de 60, em um episódio da série Bonanza, apesar de se tratar de uma referência totalmente distinta.
A aparição do cachorro de pele azulada
Em 2007, uma nutricionista do Texas passou por um problema envolvendo Chupa-cabras. Seu rancho vivia sendo invadido por um predador misterioso que matou 28 galinhas do local. E um dia, ela topou com o cadáver de um animal parecido com um cachorro. Ele mal tinha pelos, seus olhos eram azulados, ele tinha apenas três dedos em cada pata e pequenas bolsas em seu rabo. Convicta que se tratava de um Chupa-cabra, chegou a mandar empalhar o animal e o mantém como troféu em sua sala.
No entanto, ela realizou alguns testes com o animal, que no final das contas, se tratava de um híbrido entre coiote e lobo mexicano. Tanto que outros exemplares foram avistados no estado. Um especialista em controles de animais chegou a dizer que isso foi feito de propósito, para que muitas pessoas afirmassem que encontraram um Chupa-cabra.
Os Chupa-cabras “reais”
Pegar sarna não é algo nem um pouco agradável para nós, seres humanos. Mas é muito pior para caninos, pois a doença pode evoluir para um quadro que causa perda de pelos, faz a pele ter um coloração escura e pode até mesmo resultar em morte. E algumas pesquisas já apontaram que os ácaros responsáveis pela doença podem ter dado início às histórias do Chupa-cabra.
Os Chupa-cabras “reais” se tratam de caninos, particularmente coiotes, que foram acometidos por essa forma severa da sarna e começaram a atacar gado e cabras. É que autópsias feitas em animais mortos comprovaram que se tratava de caninos com essa variação da doença.
Assim, de certa forma, podemos dizer que os Chupa-cabras existem, mas não se trata de uma espécie única, apenas caninos que estão doentes ou que são híbridos entre espécies semelhantes.
Outras “versões” da criatura
Apesar do que foi dito no item acima, existem muitas pessoas que gostam de compartilhar na internet diversas evidências de animais que seriam o Chupa-cabra, sem se tratar de algum canino com sarna.
Diversas imagens de animais que seriam da criatura apareceram no estado do Texas e na República Dominicana, por exemplo. Mas afinal de contas, o que aconteceu com aquela versão da criatura que seria bípede e humanoide?
E o que foi que aconteceu com o Chupa-cabra original?
Jamais saberemos que as aparições originais do Chupa-cabra são verdadeiras ou se tratam de mais uma mentira. Mas de qualquer forma, essa versão está longe de parecer um canino. O criptozoologista Loren Coleman afirmou que essas descrições se assemelham com as criaturas vistas no filme A Experiência, lançado pouco antes da história começar a circular no mundo e se tornar conhecida.
Coleman acredita que a criatura vista em Porto Rico pode se tratar de algum macaco que estava sob testes em algum laboratório e conseguiu, de alguma forma, fugir. É uma explicação que possui fundamento, especialmente se levarmos em conta que a aparição ocorreu durante a noite.
No entanto, nos últimos anos, essa versão da criatura acabou retornando em algumas histórias de Chupa-cabra que circularam pelo mundo. Mas se ele realmente existe, igual o caso dos caninos, essa é uma outra história.