A terrível razão pela qual você não deve olhar para um laser

0

Já te disseram que não se deve ficar olhando diretamente para aquelas canetas com laser? Pois saiba que estavam certos. Um menino de 9 anos, na Grécia, não teve a mesma sorte de ser avisado sobre isso e o laser acabou abrindo um verdadeiro buraco em sua retina, prejudicando a visão de forma talvez permanente.

Veja também:   Com lasers, Nasa vai criar o ambiente mais frio do universo

O garoto começou a se queixar de dificuldades para enxergar com seu olho esquerdo e foi levado a um oftalmologista. O médico realizou exames e foi descoberto um buraco queimado em sua retina, em uma região chamada mácula, que é responsável pela visão frontal do olho.

Esse tipo de dano é comum em pessoas muito idosas, quando acontecem de forma natural, porém no caso do menino, foi causado por uma caneta laser que seu pai comprou de um camelô. Outros dois ferimentos próximos ao buraco maior foram também encontrados.

Os médicos optaram por não realizar cirurgia, devido ao tamanho do ferimento na retina. O menino deve continuar realizando acompanhamento médico, mas os especialistas acreditam que o dano na visão tenha sido permanente, já que mesmo após 18 meses do acidente, o paciente continua enxergando com bastante dificuldade no olho esquerdo.

Danos na visão causados por canetas e outros dispositivos com laser são mais comuns do que pode parecer. Há relatos de pessoas que se feriram em apenas poucos minutos de exposição dos olhos.

Regras para segurança

Não se sabe qual era a potência do laser que feriu o menino na Grécia, já que foi comprado de um vendedor na rua, mas os mais comuns possuem 5 mW. No entanto, é possível encontrar a venda equipamentos que atingem até 10 ou 13 mW.

Os Estados Unidos possuem restrições na venda desses dispositivos, não podendo ser adquiridos lasers com mais de 5 mW. No Reino Unido e na Austrália, o limite é de apenas 1 mW. No entanto, nada impede que lasers mais potentes sejam comprados em outros países ou na internet.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com