Tumor de 60 kg é removido do ovário de uma mulher nos EUA

0

Uma mulher no estado americano de Connecticut teve um tumor retirado de um de seus ovários. Acontece que o tumor pesava cerca de 60 quilos, o equivalente ao peso de uma pessoa de estatura média.

A paciente de 38 anos descobriu a anomalia quando começou a ganhar peso de forma extremamente rápida. Ela chegou a adquirir cerca de 4 quilos e meio por semana quando foi levada aos cuidados do Dr. Vaagn Andikyan, do Hospital Danbury.

Segundo o médico, tumores nos ovários podem alcançar tamanhos realmente grandes, mas esse era especialmente gigante. “Eu poderia esperar um tumor de ovário de 10 quilos, mas um tumor de 60 é muito raro”, afirmou.

Foi necessária uma equipe de 12 cirurgiões para removê-lo do ovário esquerdo da mulher, em um procedimento cirúrgico que durou 5 horas. A massa, que era benigna, estava esmagando o aparelho digestivo da paciente, que por isso estava desnutrida e precisava de uma cadeira de rodas para se locomover.

O Dr. Andikyan explicou como foi a cirurgia. “Removemos o tumor gigantesco que se originou de seu ovário esquerdo. Nós removemos o ovário esquerdo, a trompa esquerda (falópio) e removemos o tecido peritoneal afetado que estava aderindo ao ovário”, disse à CNN.

A cirurgia foi bem sucedida e a mulher se recuperou em pouco tempo, voltando a trabalhar após 3 meses de descanso.

Recordes

De acordo com o médico que tratou o caso, esse episódio pode estar entre os 10 ou 20 maiores já registrados na medicina. É um tipo bastante comum e benigno, não correndo o risco de retornar após sua remoção.

Um caso recente ocorreu na Índia, em 2013. Um tumor do mesmo tipo foi removido com 56 quilos. O recorde mundial aconteceu em 1994, com um tumor que chegou a impressionantes 137 quilos. Sua portadora ficou sem poder andar por 2 anos, até a realização da cirurgia.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com