Farmacêutica Moderna já prepara lançamento da vacina contra a Covid-19

0

A companhia biofarmacêutica americana Moderna anunciou que já se prepara para lançar uma vacina contra a Covid-19 em todo o mundo.

A empresa recebeu incentivo financeiro de vários países para trabalhar em uma imunização e afirma estar na última fase de testes, esperando sair apenas uma nova leva de resultados. A vacina estaria então pronta em dezembro nos EUA.

A Moderna já conta com cerca de 30 mil voluntários, dos quais quase 26 mil já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19.

A ideia, se os próximos relatórios tiverem um bom resultado, é entrar com um recurso de emergência na FDA, órgão estadunidense análogo a Anvisa brasileira, para que a vacina possa ser disponibilizada já em dezembro.

De acordo com o CEO da Moderna, a empresa recebeu cerca de 1,1 bilhão de dólares em investimentos de vários governos do mundo.

Especialistas dos Estados Unidos já trabalham em uma agenda de imunização, separando as pessoas por grupo de risco e grau de exposição, além de estabelecer uma ordem de prioridade para receber a vacina.

A vacinação deve acontecer em 4 etapas: a primeira, para profissionais da saúde e pessoas em alto risco. A segunda para trabalhadores de setores essenciais, incluindo também os de alto risco.

A terceira fase englobaria as pessoas em risco médio, enquanto só na quarta fase jovens e pessoas saudáveis seriam vacinadas, incluindo toda a população.

E a eficácia?

O fato de que uma vacina é segura, não significa que ela é eficaz na imunização contra o vírus. E essa eficácia depende de uma série de fatores, incluindo aí a quantidade de pessoas que serão vacinadas.

Basicamente, se a quantidade de pessoas é menor, a vacina precisa ser mais eficaz. Para uma vacina não tão eficaz, mais pessoas precisam ser vacinadas.

A disponibilidade de uma vacina contra a covid-19 não deve, por si só, acabar com a pandemia. Será necessário ver na prática como a imunização vai acontecer, além da eficácia em si.

O efeito inicial pode variar de acordo com a quantidade de pessoas vacinadas, fazendo com que alguns cuidados possam ser, aos poucos, dispensados.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com