Vênus pode ter vários vulcões ainda ativos, segundo evidências

0

Por muito tempo, o planeta Vênus foi visto como uma terra morta e estéril, sem atividade. No entanto, evidências têm mostrado que existem vulcões ativos por lá, em uma quantidade bem significante.

Essa informação pode nos dizer mais sobre a formação do nosso planeta, bem como do futuro dele, já que o nosso vizinho é um dos mais parecidos com a Terra em todo o Sistema Solar.

Pode não parecer, mas atividade vulcânica é considerado algo muito raro em todo o Sistema Solar. Sabemos agora de Vênus, mas antes disso, apenas a Terra e algumas luas rochosas de Júpiter e Saturno possuíam vulcões.

No passado, provavelmente Marte também os tinha, mas a Terra permanecia como a única com vulcanismo ativo.

No entanto, em janeiro de 2020, foi detectado em Vênus o que parecia ser lava, de origem desconhecida.

Agora, após simulações feitas por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Zurique, na Suíça, astrônomos se debruçaram sobre imagens feitas ainda na década de 90 da superfície de Vênus, que continha anéis misteriosos.

Havia a hipótese de que esses anéis fossem vulcões extintos, mas comparando com a simulação dos suíços, é possível dizer que eles são vulcões ativos até hoje, o que também explicaria a lava encontrada há pouco tempo no planeta.

Ao todo, seriam 37 vulcões, agrupados em uma região de Vênus que vem sendo chamada de “Anel de Fogo”. Eles são bem maiores do que o maior vulcão da Terra, chegando a 300 quilômetros de diâmetro.

Vênus, Terra, passado e futuro

A presença de vulcões em Vênus é muito importante para entendermos melhor o nosso planeta. Os dois vizinhos possuem muitas semelhanças, incluindo aí a formação rochosa e o tamanho.

Com isso, acredita-se que no passado, Vênus já pode ter sido um planeta habitável, bem semelhante à Terra.

Hoje ele não conta com um campo magnético como o nosso, o que torna tudo mais difícil. O planeta possui um dos ambiente mais inóspitos do Sistema Solar, com temperaturas de 450 graus e nuvens de ácido sulfúrico em sua atmosfera.

Acredita-se que, em algum ponto, dependendo de várias circunstâncias, a Terra pode ter um destino semelhante.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com