Conheça o único lugar da Terra onde é possível cometer crimes e sair impune

0

O Parque Nacional de Yellowstone é um dos maiores e mais conhecidos dos Estados Unidos, e ele é tão grande que está localizado dentro de três estados do país: Idaho, Montana e Wyoming. Mas saiba que existe um pequeno pedaço do lugar no qual é possível cometer um assassinato e sair impune, sem maiores consequências.

Tudo começou em 2007, quando o livro Free Fire, do autor C.J. Box, afirmou que existe uma porção de 80 quilômetros quadrados do parque que está além do limite da lei. A obra, na realidade, se inspirou em um artigo publicado em 2005 por Brian Kalt, professor de direito da Universidade de Michigan.

No final de 2004, Kalt estava prestes a se tornar pai, e desejou publicar um último artigo antes do nascimento do filho. Ele queria escrever sobre áreas que possuíam brechas na lei, até descobrir tal lugar do Parque de Yellowstone.

“Quanto mais eu pesquisava, mais ficava interessado. As pessoas tem essa fascinação em encontrar uma brecha para cometer os crimes perfeitos. Existem vários tipos de abordagem. Mas em termos de geografia, existe apenas um lugar”, afirmou Kalt.

E como funcionaria o ‘crime perfeito’?

yellowstone-national-park-02

Para explicar como os crimes aconteceriam, vamos supor que duas pessoas estejam caminhando na parte do parque localizada no estado de Idaho. Elas acabam brigando, uma mata a outra, e o assassino opta por admitir o que fez, ao invés de esconder tudo.

Veja também:   Essas imagens parecem estar se mexendo e vão pirar o seu cérebro!

Segundo o Artigo III da Constituição dos Estados Unidos, julgamentos em estâncias federais devem ser realizados no estado em que o crime foi cometido. Yellowstone é um parque federal, mas como está localizado em três estados diferentes, o Wyoming foi designado para representá-lo nessa esfera. Já a Sexta Emenda diz que o júri escolhido para o julgamento deve ser composto por pessoas que habitem no estado onde aconteceu o crime, no caso, Idaho.

É justamente esse o problema. Apesar de ser julgado por Wyoming, é preciso que júri seja composto por residentes do distrito do estado onde aconteceu o crime, que é Idaho. Acontece que aquela parte do parque é completamente desabitada.

Portanto, não haveria pessoas para montar o júri, e o assassino poderia se livrar do julgamento sem qualquer dificuldade. Além disso, por ser uma área federal, o estado não tem qualquer tipo de jurisdição sobre quaisquer crimes cometidos.

Sem solução

vulcão caldeira yellowstone

Kalt, claro, se preocupou bastante com o conteúdo de seu artigo, já que revelava um local no qual era possível matar alguém e sair impune. Para evitar problemas, antes de publicá-lo, mandou cópias para o Departamento de Justiça, advogados de Wyoming e até para o comitê judiciário do Senado e da Câmara.

Kalt chegou até mesmo a propor uma solução para o problema: dividir Yellowstone em três distritos federais, no qual cada um dos três estados ficaria responsável por sua parte. Mas ele disse que mal teve uma resposta, e que 12 anos depois, o problema ainda persiste.

Veja também:   Asteroide interestelar Oumuamua foi enviado por aliens, dizem astrônomos

“Eu inocentemente pensei que uma vez que o Congresso soubesse disso, eles imaginariam que esse é um problema que vale a pena ser consertado, e que o fariam. Mas nada acontece em Washington por ser uma boa ideia”, disse Kalt.

Reação da mídia

yellowstone-national-park-03

Quando o artigo foi publicado, a mídia fez questão de divulgar seu conteúdo, e chegou a ser reportagem até de um jornal japonês. Foi desta forma que C.J. Box descobriu a história, e pensou que seria um ótimo enredo para um livro.

Free Fire chegou a fazer parte da lista de best-sellers do jornal The New York Times, e mesmo após 10 anos, continua popular. “Toda vez que saio em tour, alguém me pergunta do livro. Ele é vendido em toda Yellowstone, o que eu acho interessante. As pessoas ainda o compram incessantemente”, disse Box.

Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com