Febre: como medir corretamente e quando devo me preocupar?

0

A temperatura considerada febre é quando o termômetro colocado na axila marca acima de 38ºC, sendo recomendado procurar atendimento médico.

Ao contrário do que se acredita, as temperaturas entre 37.5ºC e 38ºC podem ser facilmente atingidas com o excesso de roupas ou quando há muito calor externo. Desta forma, a temperatura pode ser diminuída retirando alguma peça ou após um banho de água morna para fria.

Além disso, a aferição da temperatura corporal deverá ocorrer quando o individuo estiver em repouso, antes de praticar atividade física ou de tomar banhos – para que não tenha alterações no resultado.

É importante frisar que a temperatura corporal normal de um adulto varia entre 35.4ºC e 37.2ºC, enquanto a de um bebê ou de uma criança fica na casa dos 36ºC e 37ºC.

Não confie nos estabelecimentos que estão medindo temperaturas nos pulsos e permitindo que pessoas circulem pelo espaço com o medidor indicando abaixo de 35.4ºC. Caso desconfie do seu corpo, fique em casa e faça a aferição pelos órgãos corretos.

Como utilizar um termômetro corretamente?

Primeiro, é preciso identificar qual é o modelo de termômetro que se possui em casa, sendo os mais comuns: digitais, o tradicional (de vidro) ou infravermelho. Confira abaixo como utilizá-los:

  • Digital: A ponta metálica deverá ser colocada na axila, boca em contato com a pele, ânus ou mucosa. Aguarde o sinal sonoro do aparelho e confira a temperatura.
  • Infravermelho: Aponte o aparelho para a testa ou interior do canal auditivo. Aguarde o sinal sonoro e confira a temperatura. NUNCA MEDIR NO PULSO!!!
  • Tradicional: Assim como o termômetro digital, a ponta metálica entrará em contato com a axila, boca ou ânus. No entanto, será necessário aguardar entre 3 a 5 minutos para verificar a temperatura.

Posso me automedicar para baixar a febre?

Bem, é recomendado a procura de um médico para a indicação correta da dosagem de antipiréticos (como o paracetamol), bem como qual será o intervalo necessário para o tratamento.

No entanto, a tática de tentar resfriar o corpo retirando roupas em excesso, colocando compressas frias na testa e tomando banhos mornos possam ser uma forma alternativa para reduzir a temperatura corporal.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com