A verdade por trás dos palhaços assustadores

0

Como se 2016 não pudesse ficar mais bizarro, o mundo está passando por uma epidemia de palhaços assustadores. Escolas estão fechando, pais estão deixando seus filhos em casa e palhaços atacam pelas ruas – ninguém imaginaria uma situação tão estranha a não ser nos quadrinhos. Vamos entender o que está acontecendo:

Palhaços sempre foram assustadores

palhaco-macabro

Palhaços do mal existem desde o século XIX graças às mentes conturbadas de alguns escritores, como Edgar Allan Poe, que escreveu Hop-Frog. A ideia de um palhaço macabro amedronta as pessoas por duas boas razões: eles frequentemente interagem com crianças inocentes e parentes se sentem instintivamente aflitos ao verem seus filhos interagindo com desconhecidos; palhaços possuem um ar de mistério, como criaturas muito parecidas com os humanos, mas caricatas em aparência e comportamento, o que ativa o estado de suspeita dos nossos cérebros. Nossos escritores, nossa sociedade e nossas mentes vêm nos preparando pra epidemia palhaça faz alguns séculos.

John Wayne Gacy Jr.

john-wayne-gacy-jr

Por anos, os palhaços criminosos estiveram dormentes, nos assombrando apenas no imaginário. Até 1972, quando o assassino em série chamado John Wayne Gacy Jr. começou suas atividades – que duraram até 1978. Os jornais o chamaram de “Palhaço Assassino”, porque ele trabalhava como palhaço em instituições de caridade e angariadores de fundos quando não estava matando pessoas. Antes de ser capturado, Gacy assassinou 33 adolescentes e jovens adultos. Como as manchetes vendiam muito mais ao exaltarem a sua profissão, muitos pais da década de 70 ficaram alarmados. Como se não bastasse, Stephen King escreveu naquela época um dos seus maiores clássicos, It. Desde então, palhaços macabros começaram a aparecer ainda mais, tanto na ficção, quanto nas nossas vizinhanças.

  Os 5 maiores assassinos dos filmes de terror

Palhaços imitadores

palhaco-assassino

Pessoas têm hábitos estranhos. Algumas gostam de imitar personagens de filmes e jogos, às vezes apenas se vestindo e fantasiando – como cosplays -, às vezes repetindo suas ações – o que pode ser perigoso. Acredita-se que a maioria dos palhaços assustadores sejam apenas idiotas dando susto nas pessoas de forma criativa, mas já ocorreram dois casos de violência, um nos EUA, outro na França. Psicologicamente, existe um sentimento de recompensa em se fantasiar e agir como algo que você não é, ainda mais com tanta mídia em torno disso – nunca tivemos tantos palhaços desfrutando dos 15 minutos de fama. No fim das contas, a maioria é só um bando de desocupados mesmo.

Mídias sociais popularizaram os trotes

Usuários do Facebook, YouTube, até do Twitter e do Instagram estão ganhando muitos acessos com “mini-histórias de terror”, o que só se potencializou com os palhaços macabros. Não são filmes com roteiros, são cenas reais e sustos reais, o que torna tudo mais divertido. Alguns ainda apontam uma campanha promocional pro filme 31, do Rob Zombie ou até mesmo pro remake do It, que sai ano que vem. Ou as pessoas estão inspiradas e isso é um ciclo vicioso. De uma forma ou de outra, os palhaços assustadores se tornaram virais – e quem conta um conto, aumenta um ponto.

  5 histórias médicas recentes que vão explodir sua mente

Um jogo de realidade alternativa

slender-man

Slender Man foi criado em um fórum, mas logo após a sua popularização, muitas pessoas começaram a alegar que tiveram contato com ele na infância e começaram a surgir jogos e até investigações reais pra localizar o monstro. De certa forma, é o que está acontecendo com os palhaços assustadores. Tanto quanto os entusiastas do Slender Man protagonizaram buscas reais pelo personagem, talvez os palhaços macabros sejam um grupo jogando uma espécie de “RPG live-action”. E como o mundo já foi palco de uma febre graças ao Slender Man, nós já estávamos preparados pra uma segunda onda, uma segunda temporada na forma de palhaços.

Aparentemente, os palhaços assustadores são a nova versão do Slender Man, e os jogadores estão rindo da nossa cara. E tanto quanto o mundo está mais preparado pra esse tipo de quebra de quarta parede, as consequências também estão sendo mais graves, com reações mais drásticas por parte da população e mais casos de crimes por causa da brincadeira passando do limite.

Caça às bruxas

inquisicao

Nossas mentes já estão preparadas pra sentirem medo e repulsa por palhaços. Sabe do que as pessoas tinham medo e repulsa nos séculos passados? Bruxas! As pessoas tendem a projetar o medo naquilo que é diferente, por isso que pessoas eram caçadas e mortas no passado – porque eram de uma religião diferente, porque tinham o cabelo de cor diferente, porque escreviam com a mão diferente, por qualquer coisa. É tanto cultural quanto instintivo. Tínhamos medo de bruxas, depois de comunistas, depois de traficantes, depois de terroristas e agora, que o lema é paz entre os povos e menos intolerância, nossos cérebros deram boas vindas aos palhaços macabros.

  Conheça 6 horriveis casos de canibalismo na história

Incerteza social

donald-trump-mascara

Pânico se espalha como fogo numa floresta. Vivemos em tempos de incerteza, eleições polêmicas, ameaças terroristas, economias em crise. Nos Estados Unidos, a disputa Trump VS Hillary estabeleceu um clima de tensão e dúvidas perfeito pro medo se manifestar na forma de um monstro – ou de um palhaço assustador -, seja pra se esquecer por um momento dos problemas reais, seja por alguma conspiração louca do governo. No Brasil, também passamos por eleições polêmicas – considerando o segundo turno pra boa parte da população, ainda estamos passando -, deve ter sido por isso que alguns casos surgiram por aqui, mas não duraram tanto – nós preferimos nos distrair com memes do que com palhaços macabros.

Somos todos cobaias

internet

E se as teorias da conspiração estiverem certas? Ninguém morreu por causa dos palhaços assustadores – ainda, ao menos – e, mesmo assim, o pânico é bem real. Por quê? Em 2014, o Facebook fez um experimento social com meio milhão de usuários: o algoritmo foi modificado pra mostrar mais notícias e imagens otimistas pra metade das cobaias desavisadas e notícias e imagens pessimistas pra outra metade. O resultado? Quem recebeu mais posts pessimistas se tornou mais estressado e assustadiço. E se estivermos passando por outro experimento, maior e mais audacioso?

A teoria do palhaço fantasma

palhaco-do-mal

De acordo com um criptozoólogo, esse tipo de histeria em massa ocorre quando uma pessoa bizarra ou criatura começa a interagir com as crianças. Como adultos têm tanto medo do desconhecido quanto as crianças, nós negamos que algo sobrenatural esteja acontecendo, por mais que por dentro estamos com tanto medo quanto os pequenos. Agora que os palhaços assustadores viraram memes na Internet, a gente ri de quem levou o susto, mas imagina encontrar com a sua namorada ou namorado e ouvir que ela ou ele teve que correr de um palhaço na rua? Ou se você está no carro com a sua família e só você visse o palhaço nas sombras? Como você se sentiria? Faz todo sentido entrar em pânico agora, não?

  9 transtornos psicológicos estranhos e raros

O pânico é natural

palhaco-sinistro

A cada década, um novo pânico surge. Década de 80, diziam que videogames e RPGs eram jogos do demônio, enquanto a Terceira Guerra Mundial estava prestes a começar. Como dito anteriormente, o cérebro tende a desviar dos perigos reais e dar foco a perigos imaginários como um mecanismo de proteção. Nós fomos ensinados e ensinamos às crianças a desconfiarem de desconhecidos, já é algo internalizado e as pessoas entram em paranoia por instinto e medo, não por fatos ou estatísticas. Todo palhaço é um desconhecido. Eles parecem humanos, mas são diferentes e alheios. Amedrontador, não?

O exército palhaço

exercito-palhaco

Agora vamos juntar todos os tópicos discutidos. Medo instintivo? Virais de internet? Conspiração governamental? Os palhaços só podem ser uma coisa: um exército rebelde insurgente e clandestino! Eles estão todos trabalhando em cooperação e de forma organizada! O FBI já tem uma sigla e não quer nos contar: CIRCA, Clandestine Insurgent Rebel Clown Army! Seus soldados são especializados em ações não-violentas disfarçados de palhaços. Eles são contra a guerra e apoiam as ideologias da esquerda. O CIRCA foi muito ativo no Oriente Médio durante o reinado de George W. Bush, e sempre agirá contra ameaças tirânicas! Analise os fatos: 1, os palhaços não são violentos; 2, suas ações são focadas em regiões específicas; 3, a direita está em ascensão por todo o mundo! Reino Unido abandonou a União Europeia, Trump tem chances de vencer as eleições e a Dilma – esquerdista – foi substituída pelo seu vice – que é de direita!

  8 dos piores empregos do mundo

Eles são do bem, mas a mídia quer que você acredite que eles são do mal!

Acredite ou não!

Fonte: http://www.grunge.com/27240/real-reasons-clowns-popping-everywhere/

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com