Em 2011, uma decisão bastante irresponsável de um jovem chinês de 17 anos acabou se tornando conhecida em todo o mundo. Ele vendeu um de seus rins no mercado negro. O motivo? Ele precisava do dinheiro para adquirir um iPad.
Wang Shangkun recebeu o equivalente a R$ 11,8 mil na época e usou o pagamento para adquirir o equipamento eletrônico, além de um iPhone 4. Hoje com 25 anos, o jovem sofre as duras penas da irresponsabilidade.
Os compradores conseguiram convencer o adolescente de que ele poderia viver tranquilamente com apenas um dos rins. No entanto, a operação foi realizada sem as condições ideais de higiene, além de não ter sido acompanhada por um profissional habilitado.
Ainda, ele não recebeu nenhum tipo de atenção pós-operatória e os problemas renais já começaram a surgir logo após a cirurgia. Ele havia contraído uma infecção na clínica ilegal.
Hoje, com o rim restante em falência progressiva, Wang depende de assistência médica 24 horas por dia. Ele vive preso a uma cama e precisa passar por constantes sessões de hemodiálise.
Nove pessoas foram presas após a repercussão do caso e os traficantes foram condenados com penas entre 3 e 5 anos de prisão. A família do jovem foi indenizada em US$ 200 mil.