E se existissem somente 100 pessoas na Terra?

1

Oh, Terra! Tão peculiar e fenomenal, o planeta abriga milhões de espécies de seres vivos, incluindo os seres humanos. Com mais de 4,5 bilhões de anos, a Terra é o único local no universo onde sabe-se que existe vida – algo que, por aqui, existe há, aproximadamente, 3,5 bilhões de anos.

Apesar de estudos apontarem que a Terra pode suportar vida por, pelo menos, mais 500 milhões de anos, trata-se de um planeta desproporcional. Mais de 7,1 bilhões de seres humanos habitam o mundo, segundo o mais recente levantamento feito pelo Banco Mundial. Seria impossível esperar que a situação fosse de igualdade, porém, não precisava ser do jeito que é.

Não deixe de ler:

As informações abaixo, compiladas em um recente vídeo divulgado pelo site Bright Side e misturadas com pesquisas feitas pela reportagem do Acredite Ou Não, facilitam a compreensão de dados sobre a Terra. Os dados apontam como seria o planeta se apenas 100 pessoas existissem por aqui. Perfeito para aqueles que não são muito amigos da boa e velha matemática.

Entenda:

População por sexo

01-sexo-homem-mulher-Miki-Yoshihito
(Foto: Miki Yoshihito / Flickr)

De acordo com a estimativa, caso o planeta Terra abrigasse apenas 100 seres humanos, haveria uma distribuição igualitária entre os sexos: seriam 50 homens e 50 mulheres. Em dados decimais, existiriam mais homens, mas não vamos complicar as coisas, né?

Vale destacar que, caso os dados proporcionais fossem aplicados somente no Brasil, existiriam mais mulheres do que homens: 51 contra 49.

Distribuição geográfica

02-Distribuição geográfica

Com 100 pessoas na Terra, 60 delas seriam asiáticas. As pesquisas mais recentes apontam que, pelo menos, quatro bilhões de pessoas residem na Ásia, o que transforma o continente no mais populoso do mundo. Em segundo lugar, está a África, com 15 pessoas. A América está na cola, com 14. A Europa conta com 11. A Oceania foi ignorada no levantamento do Bright Side porque corresponde a apenas 0,4% dos seres humanos no planeta.

Resumindo:

  • 60 asiáticos
  • 15 africanos
  • 14 americanos
  • 11 europeus

Terráqueos por idade

idade-velho-idoso-aposentado

Caso existissem somente 100 pessoas na Terra, a maior parte seria composta de adultos. Não é de se espantar, pois a abrangência da idade que designa a vida adulta é maior, composta por, pelo menos, três décadas. Veja a contagem detalhada:

  • 26 pessoas com idade entre 0 e 14 anos
  • 16 pessoas com idade entre 15 e 24 anos
  • 41 pessoas com idade entre 25 e 54 anos
  • 9 pessoas com idade entre 55 e 64 anos
  • 8 pessoas com mais de 65 anos

Religião

03-Religiao

Com 100 pessoas na Terra, 33 seriam adeptos ao cristianismo. Há séculos, é a religião com mais fiéis no mundo. Ao islamismo, 21 seriam devotos.

Outros 14 seriam fiéis ao hinduísmo, 6 seriam adeptos ao budismo, 10 estariam em outras religiões e 16 não seriam devotos a nenhuma religião – este número, aliás, cresceu muito nos últimos tempos.

Resumindo:

  • 33 adeptos ao cristianismo
  • 21 adeptos ao islamismo
  • 14 adeptos ao hinduísmo
  • 6 adeptos ao budismo
  • 10 adeptos a outras religiões
  • 16 sem religião

Educação

04-Educacao

Entre 100 pessoas na Terra, 14 não saberiam ler e escrever. A taxa de analfabetismo no mundo ainda é preocupante e mobiliza políticas públicas e sociais por todo o mundo.

Caso a proporção fosse aplicada no Brasil, os números seriam diferentes: 6 pessoas não saberiam ler ou escrever. Por outro lado, 27 seriam analfabetas funcionais.

Já com relação a ensino superior, considerando o grupo de 100 habitantes, apenas 7 pessoas na terra teriam ido à faculdade. Outras 93 estariam excluídas do aprimoramento educacional proporcionado por cursos superiores.

Gastos diários

05-dolar

Se apenas 100 pessoas existissem na Terra, 15 delas gastariam somente 2 dólares por dia. Outras 56 – a maioria – gastariam entre 2 a 10 dólares diariamente. Outras 13 pessoas estariam na faixa entre 10 a 20 dólares diários. Entre os mais riscos, estariam 9 pessoas, que gastariam entre 20 a 50 dólares por dia; outras 6 pessoas, com gastos diários entre 50 a 90 dólares por dia e apenas uma pessoa que teria um custo de vida acima de 90 dólares diários.

A conta faz sentido quando outra proporção vem à tona: essa única pessoa com gastos acima de 90 dólares por dia seria, também, a responsável por controlar 50% de todo o dinheiro no mundo. Agora dá para entender os problemas relacionados à distribuição de renda.

Peso

06-peso

Com 100 pessoas na Terra, 63 estariam com o peso adequado para suas condições biológicas. Por outro lado, 21 estariam acima da pesagem ideal, 15 seriam subnutridos e um estaria em condição de miséria, passando fome.

A subnutrição ainda é um problema que muitos países buscam enfrentar, com políticas de erradicação da miséria. No entanto, poucas ações são vistas para combater a obesidade – e, em função disso, o número cresce de forma impressionante nas últimas décadas.

Condições mínimas

07-agua

A Terra também é conhecida pelo apelido de “Planeta Água”. Cerca de 71% do território planetário é preenchido por água, a maior parte salgada. Ainda assim, há uma quantidade considerável de rios e lagos com água doce, considerada a ideal para consumo humano, dividindo espaço com terra firme.

Apesar da abundância de água, entre 100 pessoas na Terra, 13 ainda não teriam acesso a água potável. E, mesmo com um enorme espaço físico em terra disponível, das 100 pessoas que morariam na Terra de acordo com esta simulação, 23 não teriam um lugar para morar.

Tecnologia

08-celular-tecnologia-smartphone

A democratização do acesso à internet ainda não atingiu níveis ideais. Nesta simulação, entre as 100 pessoas que vivem no mundo, somente 44 têm acesso à rede mundial de computadores. Ou seja, 56 estão excluídas da “revolução digital”.

A situação é um pouco melhor quando se fala de telefonia. No grupo de 100 pessoas habitando a Terra, 75 têm telefone – outras 25, porém, não possuem.

Leia também:



Discussão1 Comentário

  1. Isso é absurdo , não há como estimar estas estatisticas distribuindo a mesma realidade dos bilhões a centenas de individuos , tudo mudaria , as consequências seriam inimagináveis

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com