6) O experimento da caverna dos ladrões
Em 1954, o psicólogo Muzafer Sherif decidiu experimentar como as pessoas formam alianças, como formam competições e até que ponto rivalidade e preconceito estão ligados. Ele levou dois grupos de crianças a um acampamento e, durante a primeira semana, confraternizou com cada uma delas separadamente, sem que elas soubessem da existência uma da outra, e logo cada grupo estava colaborando de forma entusiasmada.
Na segunda semana, os dois grupos foram apresentados e uma competição foi estabelecida, focando que haveria apenas o lado vencedor e o lado perdedor, sem nenhum prêmio de consolação aos derrotados, e o resultado começou com apelidos maldosos direcionados às crianças do outro grupo, pra então vandalismo e até mesmo uma briga que teve que ser separada pelos adultos.
Na terceira semana, não havia mais jogos competitivos e um problema em comum foi apresentado aos dois grupos: o acampamento estava sem água e todos deveriam trabalhar unidos, ou ficariam com sede e sem banho. No fim do experimento, não havia mais rivalidade e nem vandalismo e quase todos os meninos eram amigos, independente de qual grupo pertenciam, mostrando que rivalidade é meramente uma questão social facilmente superável.