Os 10 casos de crianças em histeria coletiva mais bizarros da história

0

7) O experimento da Terceira Onda

a-terceira-onda

Quando os alunos perguntaram ao professor de história Ron Jones a respeito da Alemanha Nazista em 1967, ele decidiu explicar na prática. Jones relata que começou o experimento de forma simples, como a postura na cadeira, questionamento intensivo aos alunos e disciplina rígida durante a aula, se portando como uma figura autoritária e melhorando dramaticamente a eficiência da turma.

No segundo dia, Jones conseguiu unir a turma num grupo com um senso radical de disciplina e comunidade, inventando uma saudação que lembrava a saudação nazista e ordenando que os membros saudassem uns aos outros mesmo fora da sala – todos obedeceram. O experimento tomou vida própria no terceiro dia, com estudantes de fora da turma aderindo ao movimento: todos participantes apresentaram melhora drástica nas habilidades acadêmicas e grande motivação; eles ganhavam um cartão de membro e cada um recebia uma função especial, como fazer a saudação, impedir que não membros entrassem na aula, entre outras, e Jones lhes ensinou como iniciar novos membros – no fim do dia, ele tinha mais de 200 participantes e ficou surpreso quando alguns alunos começaram a informá-lo quando outros membros do movimento não obedeciam as regras.

No quarto dia do experimento, Jones decidiu terminá-lo porque ele estava ficando fora de controle. Ele anunciou aos participantes que este movimento era parte de um movimento nacional e que no próximo dia um candidato à presidência da Terceira Onda seria anunciado publicamente, convocando os alunos pra uma assembleia no dia seguinte pra testemunhar o anúncio. No quinto e último dia, em vez de um discurso televisionado do seu líder, os estudantes viram um canal fora do ar – algumas fontes afirmam que eles viram um documentário sobre o próprio Hitler. No fim, Jones anunciou que eles tinham sido parte de um experimento sobre fascismo e que todos criaram voluntariamente um senso de superioridade como os cidadãos alemães tinham no período da Alemanha Nazista. Alguns anos depois desse choque de realidade, Jones perdeu o emprego e nunca mais voltou a dar aula.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Pages ( 8 of 11 ): « Previous1 ... 67 8 91011Next »

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com